A Arquitetura da Terra
Por: Sabrina Santos • 11/12/2020 • Trabalho acadêmico • 621 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Arquitetura de Terra: uma forma milenar e econômica de construção.
A humanidade, a mais de 9000 A.C, África e Oriente Médio, já usava a terra como material natural para as construções de cidades.
Com as inovações tecnológicas, essa técnica foi esquecida.
Hoje, por falta de conhecimento científico desse material, tem-se um errado conceito, onde a terra é símbolo de antigo e pobre e o cimento e polímero é a modernidade.
Observa-se que todo setor da construção civil, tem participação bastante significativa na degradação ambiental. Com isso fica evidente a necessidade de implantar sistemas construtivos que se enquadrem nos parâmetros da sustentabilidade.
A Arquitetura de Terra ressurge de maneira oportuna:
* excelente durabilidade;
*versatilidade;
*viabilidade econômica;
*isolamento térmico;
*possibilidade de renovação interna do ar;
*redução impacto ambiental;
*facilidade de transferência tecnológica.
Pelo mundo temos exemplos de muitas construções de terra:
[pic 1]
Mesopotâmia - Iraque
[pic 2]
Chan Chan – Peru
No Brasil, os escravos africanos que trouxeram o conhecimento da terra crua para a construção. Ela prevaleceu onde a pedra era de difícil extração.
Técnicas utilizadas: taipa de pilão, adobe e taipa á mão (pau a pique) [pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
A Taipa de Pilão recebe essa denominação por ser socada com o auxilio de uma mão de pilão. A forma de madeira que sustenta o material durante sua secagem é a taipal.
Preparo: A terra é disposta a 15 cm de altura e é impressionada até que atinge sua densidade ideal. Quando o barro chega á altura a 2/3 do taipal, recebe elementos envolvido por vegetação, geralmente folha de bananeira. Esses materiais criam abertura na taipa, que permitem o ancoramento de estruturas em nova posição. Ao final do procedimento, a forma é retirada e não há necessidade de aplicação de revestimento.
É possível adicionar elementos para melhorar o desempenho, como o cimento. Par dar mais estabilidade e o hidrofugantes, para impedir fungos.
Vantagens: redução de custo, considerando 90% de materiais provenientes da própria construção.
Observações: é fundamental distribuir o peso sobre as paredes e sistemas elétricos não são embutidos, pois cortes podem comprometer a estrutura, então são instalados em tubos e cantoneiras aparentes.
Adobe (palavra árabe-barro) são paralelepípedos de barro cru.
[pic 6]
Preparo: a terra deve ser pouco argilosa e muito arenosa. É misturada água, até que seja obtida uma mistura plástica, o barro, ao qual pode ser adicionada palha picada, ou outras fibras vegetais, ou estrume. O amassamento é feito com o pé ou por animais. Depois moldado a mão, em forma de madeira ou metálicas, desenformado e posto para secar (de 3 a 5 dias).
[pic 7]
Vantagens: é feito manualmente, não passando pela etapa de queima em fornos de alta temperatura, evitando o desmatamento e liberação de gás carbono CO2.
...