A Arquitetura de Gelo
Por: luisgust • 26/8/2019 • Projeto de pesquisa • 961 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
[pic 1]
Luis Gustavo Martins Farias CPD: 41740
Arquitetura no gelo
Sistema de conservação
Projeto de pesquisa
Professor: Carlos Café
Disciplina: Seminários
BRASÍLIA/MAIO/2017
SÚMARIO
Delimitação do tema 02
Justificativa 03
Pessoal 03
Social 03
Acadêmica 03
Definição do problema 04
Hipóteses 05
Objetivos 06
Gerais 06
Específicos 06
Referências bibliográficas 07
- Sistema de conservação
Essa pesquisa ira tratar sobre a arquitetura de gelo e sua conservação, a princípio o iglu foi um dos primeiros tipos de construção utilizada com esse material com o intuito de proteger das condições climáticas como nevoeiros e frio extremo.
Os iglus são comuns em locais onde geralmente tem uma incidência de neve considerável, são moradias temporárias e simples, pois, os esquimós as utilizam apenas como abrigo durante as nevascas e nevoeiros, assim sobrevivem em durante toda sua viajem e logo que o clima ameniza os eles seguem seus caminhos.
É uma arquitetura de construção rápida em comparação as outras construções e com a tecnologia pode possuir tanto conforto quanto a convencional. Essa estrutura é feita com blocos de gelo regulares, encaixados um sobre o outro, por ter a forma circular (assemelha-se com uma cúpula) não há necessidade de outro material para unir os blocos, o iglu trabalha bem a compressão.
Na construção do iglu são necessárias saídas e entradas de ar (aberturas e túnel de entrada) para que o ar circule e o iglu possa ser habitado. Apesar de ser feito de gelo a forma como é construído fisicamente é mais aquecido comparado com a temperatura externa do iglu, o ar quente se concentra no “teto” do iglu e o aquece internamente.
Inspirados na estrutura do iglu localizados nos países mais próximos ao círculo polar norte, os hotéis de gelo são grandes estruturas que com o apoio da tecnologia e arquitetura os tornaram possíveis.
Em termos estéticos, as obras de gelo fornecem uma vista similar ao vidro, porem turva e utilizando iluminação natural tornando o projeto sustentável e ecológico.
Em alguns hotéis é possível seu funcionamento o ano inteiro com ajuda de aparelhos para manter suas temperaturas, e outros funcionam apenas no inverno e todo ano são reconstruídos de forma diferente.
- Justificativas
Pessoal
As estruturas de gelo no caso dos hotéis, como atração turística, traz elegância ao ambiente, formas orgânicas e uma agradabilidade visual incomum, com muita originalidade. No caso dos iglus além de funcionalidade e sustentabilidade tem uma estrutura inteligente e prática em sua construção.
Social
Como ponto turístico é um espaço de interação, convidativo para visitantes do mundo todo por seu visual e formas diferentes, uma forma de entreter o público.
Acadêmica
Academicamente as técnicas de conservação do gelo e sua estrutura são pontos importantes a serem pesquisados e estudados, tendo em vista que o gelo deve ser conservado o ano inteiro no caso dos hotéis, e que a estrutura do iglu é mais aquecida interiormente apesar de ser feito de gelo.
- Definição do problema
Como manter a temperatura e conseguir que o gelo se mantenha intacto, sem que comprometa a estrutura? Como conseguir alcançar uma estrutura firme e estável utilizando gelo e neve?
- Hipótese
Na região onde são construídos os iglus e hotéis de gelo as temperaturas são baixas, porém em certas estações o gelo não resiste e acaba derretendo, em certas cidades até com ajuda de aparelhos é difícil manter a estrutura sem riscos de desabamento ou acidentes. O aquecimento global é outro fator que interfere nessa situação impossibilitando ainda mais a estrutura, comprometendo-a e impossibilitando a habitação.
Uma das soluções às quais, o hotel utiliza é simplesmente reconstruí-lo todos os anos no inverno e destruí-lo em seguida quando sua estrutura já não suportar os fatores climáticos e se deteriorar.
...