A Arquitetura em Excelência
Por: 97937673 • 2/3/2017 • Trabalho acadêmico • 2.333 Palavras (10 Páginas) • 421 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, considerando o conceito geral da criatividade no processo de desenvolvimento de projetos, considera-se incialmente essencial, o discernimento analítico do processo projetual. Ou seja, no âmbito da ciência psicológica pode-se tomar conhecimento que o homem está diretamente envolvido na questão em discussão. São homens que projetam, são homens os usuários e futuros usuários de todo e qualquer espaço construído. Sendo assim, pode-se resumir a complexidade do processo criativo em três itens básicos: a ciência, a arte e o homem.
Entretanto, às quantificações só são dadas através da ciência, pois ela tem como objetivo discernir, separar e até discriminar para melhor compreensão do objeto de estudo. Em relação ao processo projetual, a análise minuciosa dos fatos que envolvem dos fatos que envolvem o problema inicialmente, é essencial para a posterior fase criativa. Dados numéricos, tamanhos de áreas e as somas totais, mas também o conhecimento técnico que envolve a execução da obra, engloba o escopo do item ciência. Para tal necessita-se empregar capacidades racionais e intelectuais. Na ciência a criatividade leva às descobertas inusitadas, às invenções, que por sua vez resultam em tudo que se conhece no âmbito da tecnologia.
Na arte por sua vez, é necessário despertar outras qualidades para ter acesso à questão da criatividade dentro de seu contexto. O Homem é por definição um ser criativo. Ele é criativo também nas realizações de suas ações. Ele não somente se expressa através da criatividade nas mais diversas áreas artísticas, mas também necessita do contexto artístico para o seu desenvolvimento pleno e condizente com sua natureza intrínseca. A arte tem uma dupla função: ela permeia o processo criativo, mas também é meio de expressão, portanto uma linguagem anímica entre obra e observador. A arte torna-se manifesto quando contemplada. A contemplação artística desvenda outras qualidades se comparadas às que adquirimos na análise científica.
O desenvolvimento de um projeto exige dos profissionais da área, o mínimo de um conhecimento básico da imagem do Homem. Só assim será possível atender às suas necessidades de bem estar e de desenvolvimento. É está, a responsabilidade dos profissionais ligados à construção civil frente aos usuários de suas obras. Logo, pode-se dizer que projeto em engenharia é o processo criativo de identificar necessidades e então vislumbrar uma solução para estas necessidades.
2 PASSOS DO PROCESSO
Os seguintes passos devem ser realizados para um projeto em Engenharia:
• Definição do problema;
• Realização de pesquisa mais aprofundada;
• Especificação requisitos;
• Proposta de um conjunto de possíveis soluções;
• Escolha da melhor solução;
• Realização do desenvolvimento;
• Construção de um protótipo;
• Teste e reprojeto se for o caso;
• Comunicação/reportação do projeto;
2.1 Definição do problema
Estudo aprofundado da situação, que visa estabelecer o que será modificado para eliminar insatisfações percebidas. Entretanto, nessa etapa, algumas recomendações são importantes. Tais como, listar informações do enunciado do problema, listar o que deve ser determinado pela solução, elaborar esquemas de visualização, relacionar leis básicas que regem o fenômeno e relacionar o formulário matemático que o auxilia, aplicar hipóteses simplificadoras, testar solução e verificar hipóteses simplificadores, verificar validade da solução adequada.
2.2 Pesquisa aprofundada
É a etapa que visa coletar o máximo possível de informação sobre o assunto. Estas informações são, por exemplo, medições físicas , resultados de experimentos de laboratórios já realizados, mapas, patentes e modelos de utilidades, artigos de revista e conferências, resultado de pesquisa de opiniões, averiguar soluções para problemas similares, entre outras.
2.3 Especificação de requisitos
Com o estudo detalhado de soluções existentes é possível verificar os requisitos da solução ou até mesmo a própria definição do problema pode trazer alguns destes requisitos. Porém, o profissional deve observar onde as soluções existentes falham em atender os requisitos.
2.4 Proposições de soluções
Pode-se também usar várias técnicas para criar novas propostas de soluções. Essas técnicas podem variar desde a encorajar todos os tipos de ideias possíveis (mesmo aquelas aparentemente impraticáveis), mesclar ideias já apresentadas (encorajar a desenvolver ideias sobre ideias já colocadas), gerar o máximo possível de ideias em até postergar o julgamento, ou seja, de preferência o julgamento (seleção da melhor ideia) deve ser realizado por outro grupo, mas pode ser individual também.
Para que essa seleção de ideias e propostas de soluções aconteça da melhor maneira possível, deve-se listar atributos do objeto em questão, para cada atributo enumerar ideias que possibilitam mudar este atributo, por exemplo, tamanho, peso, ganho e deve-se também fazer uma comparação forçada, ao passo que, isso possibilitará escolher arbitrariamente um objeto e forçar esse do próprio interesse objeto em questão a assumir atributos do objeto comparado.
2.5 Escolha da melhor solução
A escolha da melhor solução visa verificar o quanto essa solução atende nos critérios universais, que são: elegância, robustez, custo, estética, recursos, tempo, habilidades requeridas, segurança. E para chegar nessas características é necessário que o profissional olhe para cada proposta de solução e verifique se ela preenche os requisitos do problema, e além dos requisitos, observar também as características desejáveis que não são necessariamente obrigatórias.
A escolha de um índice para o atendimento de critérios é extremamente importe. Por exemplo:
2) Atende completamente
1) Atende parcialmente
0) Não atende
Na execução, o profissional deverá elaborar uma matriz de soluções com colunas associadas à cada proposta e linhas associadas aos requisitos critérios universais. Em seguida, os pontos para cada proposta serão somados. E este índice será usado para nortear a escolha da melhor proposta.
2.6 Desenvolver a solução
O desenvolvimento envolve o refinamento e aprimoramento de uma solução. Continua durante todo o processo de projeto e muitas vezes até depois da entrega do projeto final ao cliente. Os objetivos do trabalho de desenvolvimento são:
...