A Biblioteca Brasiliana
Por: Giovana Duarte Prado • 10/3/2023 • Trabalho acadêmico • 319 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
Projeto: Biblioteca Brasiliana
Objetivo: A Biblioteca Brasiliana é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP). Com objetivo de abrigar e integrar a coleção brasiliana reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita.
Escopo: Trata-se de um projeto e obra com elementos sustentáveis e aplicações de conceitos bioclimáticos que contribuem ao aumento da eficiência energética e conservação de energia, assegurando as condições de conforto para os ocupantes e usuários e a guarda adequada de acervos de obras raras. A implantação da obra remanejou árvores com replantio bem sucedido, bem como a compensação com o plantio de mudas no bairro do Butantã.
Stakeholders: Entre os envolvidos estão José Mindlin e Guita, proprietários do acervo que foi doado, os arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Eduardo de Almeida e o curso de Arquitetura e Urbanismo da USP, e também o próprio público-alvo.
Etapas: Começa com a preocupação no desenvolvimento do projeto, para resguardar todo o acervo, focando nos conceitos principais, como a possibilidade de visualizar o acervo a partir de todo o edifício, a sustentabilidade e a durabilidade do espaço construído. E então a parte da execução, com a preparação do solo, a implantação da estrutura e os acabamentos.
Prazos: O projeto teve início no ano de 2006 e a conclusão ocorreu no ano de 2013.
Riscos: O projeto tem como finalidade resguardar o acervo doado, logo os riscos estão voltados para que todos os conceitos aplicados sejam funcionais, fazendo com que a obra e todo seu acervo sejam duráveis.
Custos e Recursos: Consumiu cerca de R$ 130 milhões, além dos recursos orçamentários da USP, a construção do edifício contou com o apoio do Ministério da Cultura, da Fundação Lampadia e do BNDES, e com o patrocínio (por meio da Lei Rouanet) da Petrobras, CBMM, CSN, Fundação Telefônica, Suzano Papel e Celulose, Votorantim, Grupo Santander, Raízen, Cosan, Natura e CPFL.
...