TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXECUÇAO DE PINTURAS

Por:   •  7/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

SENAI IPATINGA CFP “RINALDO CAMPOS SOARES”

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇOES

FLÁVIA ALVES JESUÍNO

LAURA DE SOUZA CARVALHO

EXECUÇÃO DE PINTURAS INTERNAS

Ipatinga

2022

FLÁVIA ALVES JESUÍNO

LAURA DE SOUZA CARVALHO

EXECUÇÃO DE PINTURAS INTERNAS

Trabalho de Elaboração de Relatório Técnico apresentado a Unidade Curricular de Comunicação e Redação Técnica no curso de Edificações.

Orientador: Thayná Vieira

Ipatinga

2022

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 5

2.1. Equipamentos5

2.2. Materiais5

2.3. Pintura interna: inicio de serviço6

          2.4. Execução de pintura interna paredes e tetos serviço 6

3. CONCLUSÃO 9

     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10


4

1. INTRODUÇÃO 

De acordo com Coelho (2017), os primeiros testemunhos de pintura em paredes se encontravam em paredes de grutas e cavernas através de pinturas rupestres criadas pelo homem do período Paleolítico a partir da mistura de terra, argila, ossos calcinados, carvão vegetal, sangue, gordura e excrementos. Ao longo do tempo, as técnicas evoluíram na busca por maior durabilidade e rapidez no processo de secagem. A Revolução Industrial trouxe por meio do desenvolvimento das indústrias de tintas a óleo, uma maior diversidade de pigmentos, além de variações de texturas e maior plasticidade. Os elementos básicos da tinta, atualmente, são os pigmentos, a resina, o solvente e os aditivos.

Com o surgimento de novas tendências, o mercado este cada dia mais competitivo, exigindo assim profissionais qualificados, nesse ramo de pinturas internas. Atualmente, os projetos não se sintetizam apenas às cores tradicionais, mas vão muito além. Novas predisposições de cores, formas geométricas, detalhes diferentes, estilos de pintura e muito mais (MasterHouse, 2019).

A pintura é um acabamento que contém vários tipos de aplicação, a de textura interna pode-se ou não ter a aplicabilidade de uma camada de massa de nivelamento antes. Além disso, é um conjunto de camadas que recobrem o substrato, tendo como encargo a proteção da superfície e aparência decorativa, essa camada final se torna uma película aderente com espessura de até 1 milímetro. O processo de pintura é um dos itens mais considerável quando estamos falando de acabamento.

5

2. DESENVOLVIMENTO

A execução de uma pintura interna devemos primeiramente separar todos os materiais, e não se esquecer dos equipamentos de proteção individual, se caso necessário do epc também.  A primeira etapa é limpar a base, eliminando todas as partes soltas ou mal aderidas utilizando espátula ou lixa. Após o término toda a superfície deverá ser limpa com uso de uma vassoura ou pano úmido, para eliminar o pó existente, com a superfície limpa, começa o processo de preparação para pintura.

2.1. Equipamentos:

  • EPIs: Capacete, Bota de couro, luvas de borracha, cinto de segurança, óculos de proteção, protetor auricular e máscara com filtro.
  • Desempenadeira lisa de aço
  • Espátula
  • Lixa
  • Lixadeira
  • Trincha e pincel
  • Rolo de lã ou para de textura
  • Recipiente para acondicionamento de tinta
  • Maquina Airless

2.2. Materiais:

  • Seladores
  • Fundo preparador
  • Massa acrílica
  • Massa corrida
  • Tinta acrílica
  • Tinta Látex
  • Textura

Na figura abaixo, podemos ver os equipamentos para execução na ordem apresentada acima.

 [pic 1]

https://www.universidadetrisul.com.br/wp-content/uploads/2017/06/image002-6.jpg 

Figura 1 – Equipamentos de pintura

6

2.3. Pintura interna: inicio de serviço                                                                                      

Para dar início ao serviço de pintura é necessário que a superfície a ser trabalhada tenha sido concluída com antecedência mínima de 15 dias, para evitar patologias futuras. É primordial que todos os serviços que antecedem a etapa de pintura estejam concluídos para que sejam evitados retrabalhos e danos depois do serviço executado. Para evitar danos aos serviços já executados, devem ser aplicadas as devidas proteções.

2.4. Execução de pintura interna paredes e tetos

A primeira etapa na execução da pintura é a preparação da base/superfície, objetivo dessa etapa é deixar a superfície na melhor condição, sendo esta limpa, seca e plana é imprescindível que esta superfície não possua manchas de óleos, graxas ou qualquer agente de contaminação, além de retirar todo o substrato solto, em excesso ou mal aderido. Caso exista imperfeições profundas, estas deverão ser tratadas com o mesmo material do substrato, já as pequenas imperfeições serão corrigidas na massa corrida. 

[pic 2]

https://www.universidadetrisul.com.br/wp-content/uploads/2017/06/image006-4.jpg 

Figura 3 – Apartamento pronto para a execução

Após a preparação da superfície, podemos iniciar a aplicação de seladores ou do fundo preparador, isso vai variar do ambiente que está sendo executado.

Para pinturas com acabamento convencional, após a aplicação do selador / fundo preparador, deverá ser lixada toda a superfície com o material aplicado para a posterior pintura. 

7

[pic 3]

https://www.universidadetrisul.com.br/wp-content/uploads/2017/06/image008-3.jpg

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (134.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com