A EXPOSIÇÃO PIET MONDRIAN
Por: Marcus Paixao • 28/5/2016 • Relatório de pesquisa • 454 Palavras (2 Páginas) • 581 Visualizações
Aluno: Marcus Vinicius Monteiro de Souza da Paixão
Prof: Marcelo Teixeira
Data: 10/-5/2016
Relatório
Exposição Mondrian e o Movimento De Stijl - CCBB
A exposição centra toda a história de Piet Mondrian e a sua participação no movimento De Stijl e seus outros simpatizantes, apresentando a sua cronologia, desde o seu nascimento. Mondrian começou com a representação da natureza em suas obras, dito como Naturalismo, mas logo com os seus estudos em teosofia, levou- o a um estado de procura da sua identidade artística.
Contudo com a influência do estilo artístico da época - o Modernismo passou a se aventurar em outros estilos artísticos, como o Abstracionismo. Com o abstracionismo viu que as formas geométricas eram as formas mais puras, principalmente o quadrado e o retângulo que são vistos em suas obras. Após isso começou a tentar representar o moderno em suas obras com esses novos elementos.
O moderno era visto como o racional, o funcional. As suas obras naturalistas começaram a ter formas e traços mais ortogonais, aplicando então a sua nova identidade. Com isso a busca insaciável da representação do moderno levou a criar o Neoplaticismo, no qual era formado pela utilização de formas e cores puras, a utilização das cores primárias - vermelho, amarelo e azul, que representam as cores puras e as cores neutras - preto ( ausência total da luz) e branco (presença total da luz).
Logo encontrou um simpatizante de seu estilo, o artista e arquiteto Theo Van Doesburg. Theo lexionou na Escola de Artes Moderna Bauhaus, mas com o tempo foi despedido. Apreciador do Neoplaticismo, juntou-se com Mondrian e formou a revista De Stijl (O estilo), com o intuito de publicar teorias e projetos seus e de Mondrian voltados ao Neoplaticismo. Começaram a viajar e expor seus trabalhos em busca de novos admiradores e artistas, não demorou para o mesmo. Em pouco tempo o novo estilo já estava sendo aplicado em mobílias e na arquitetura. Uma das mobílias mais famosas são as cadeiras de Gerrit Rietveld que estão expostas na exposição do CCBB, com formas retilíneas, e seus aspectos funcionais, as obras eram marcadas pelo seu minimalismo estético.
Na arquitetura temos a casa Schroder feita por Gerrit Rietveld e os projetos de Theo Van Doesburg com suas marcantes volumetrias e a disponibilização das cores primárias. Mondrian depois passou a buscar mais movimento em suas obras, assim começou a utilizar as linhas diagonais em suas obras, caracterizado pelo estilo Elementarismo.
...