A Experiencia, Identidade E A Criação Do Tocantins
Por: Maria Eduarda Souza • 30/3/2023 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
EXPERIENCIA, IDENTIDADE E A CRIAÇÃO DO TOCANTINS
O texto tem como finalidade discutir a identidade regional do Tocantins construída pelo movimento de emancipação no norte de Goiás, principalmente pela população mais ao norte e extremo norte do estado.
Neste texto, o autor informa como o lugar interfere em nossa identidade, como as experiências vividas moldam o indivíduo, e se com a mudança de nome do território afetou esse sentimento de pertencimento.
Na perspectiva desses moradores, o artigo aborda que o lugar interfere nas concepções e representações de mundo que essas pessoas produzem sobre si mesmos e sobre seu pertencimento, em que isso influência na produção de suas compreensões e representações sobre o Tocantins, graças as vivencias experimentadas.
Em outra parte, o autor entrevista moradores questionando sobre seu pertencimento, e se consideravam tocantinenses. “Sim, porque foi onde nasci e continuo morando”; “sim, porque nasci numa área que antigamente era Goiás, mas agora é Tocantins”; “sim, porque eu moro nessa terra”; “sim, porque eu faço parte de uma geração que viu o antigo norte de Goiás ser politicamente transformado em estado do Tocantins, que era o sonho de todos que aqui moravam”; “sinto sim, pois é aqui que eu moro com minha família. É aqui que eu trabalho”. Com isso, observa-se que o sentimento de pertencimento está ligado a terra, onde eles moram, e onde eles nasceram, e não ao fato político.
Com isso, nota-se que grande parte da população dessa região se considera tocantinense, e veem a emancipação do estado como uma coisa positiva, pois trouxe uma sensação de esperanças, sonhos, expectativas e possibilidades para eles.
...