A Habitação Residencial Unifamiliar Ribeirinha
Por: thamisavinhas • 9/3/2023 • Trabalho acadêmico • 565 Palavras (3 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
CURSO BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
MEMORIAL JUSTIFICATIVO: HABITAÇÃO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR RIBEIRINHA
Discente: Ana Beatriz Bispo Lopes; Discente: Thâmisa Rafaela de Almeida Pereira Vinhas.
Macapá/AP - 2022
SUMÁRIO
- Proposta… 3.
- Objetivo… 3.
- Localização/Zoneamento… 3.
- Justificativa… 3.
- Partido Arquitetônico… 4.
- Referências… 4.
Proposta
O presente projeto se refere à construção de uma residência unifamiliar ribeirinha para hóspedes com dois pavimentos, totalizando 80m², localizada no bairro Vila Amazonas na cidade de Santana/AP, e contém as diretrizes que nortearão o projeto arquitetônico, bem como apresenta as especificações e procedimentos adequados a sua execução.
Objetivo
O objetivo é de construir uma Habitação Ribeirinha Unifamiliar para Hóspedes, que visa a conexão Moradores-Natureza utilizando as características arquitetônicas deixadas pelo arquiteto, Oswaldo Bratke. A intenção é trazer conforto para que hóspedes aproveitem a estadia enquanto usufruem a cultura e costumes locais. Neste Projeto, serão utilizadas as características arquitetônicas existentes na vila, com ático ventilado e beirais largos para preservação do valor histórico.
Implantação/ Zoneamento
A edificação foi implantada em um terreno de 200m² com acesso pela rua D-24 e pelo Rio Amazonas na cidade de Santana/AP, situada na ZRBD, Zona Residencial de Baixa Densidade. Obedecendo os recuos legais obrigatórios (frontal: 5,0m, fundo:3,0m e laterais: 1,5m) a edificação foi implantada em forma retangular em posição centralizada ao lote na região mais plana. O terreno tem excelente localização, de fácil acesso, de frente para o Rio Amazonas e conta com 4 residências existentes e uma maloca.
Justificativa
A edificação será construída para a dona do terreno e terá como finalidade a hospedagem para uma família de até 8 integrantes. Diante dos estudos dos aspectos do habitar urbano e respeitando as legislações, a primeira diretriz foi distribuir a edificação em dois pavimentos de 40 m² cada , totalizando 80 m² de área construída.
Partido Arquitetônico
A edificação conta com dois pavimentos de 40m² cada, sendo o primeiro o pavimento com acesso único pela sala de estar que dá acesso a cozinha, banheiro e dormitório, com uma escada em “U” como elemento de ligação vertical que liga ao segundo pavimento, contendo uma suíte, um dormitório e um banheiro americano de duas portas. Pela orientação do terreno em relação ao sol e aos ventos, foi-se pensado na disposição estratégica de janelas em PVC branca a fim de realizar a ventilação cruzada e a renovação do ar dentro da residência e com cobertura de mão francesa para a proteção do sol em seu horário mais forte. Desse modo, será utilizado na cobertura o ático ventilado para a saída do ar mais quente através do efeito chaminé mantendo uma das características arquitetônicas deixadas pelo arquiteto da Vila Amazonas, Oswaldo Bratke.
...