A Industrialização da Construção
Por: Nicolle Stumpf • 7/5/2020 • Relatório de pesquisa • 593 Palavras (3 Páginas) • 166 Visualizações
Nome: Nicolle Carolini Stumpf da Rosa
Relatório Aula 05 – Industrialização da Construção
A Industiralizaçao da construçao surgiu pela necessidade de produçao em massa, reduçao no tempo de obra, melhor planjemaneto da obra, reduzindo então gastos desnecessarios e consumo de materiais, incentivando a mão de obra especializada.
Elementos de concreto
Com o decorer da modernização na construção civil desenvolveu-se os pré-frabricados e pré moldados,há bastante semelhança entre si, porém os pré-fabricados acontece de maneira mais industrial, passando por diversos teste de qualidade ao decorrer da sua fabricação, sendo transportado pronto, as pré moldadas como o próprio nome já diz, é moldada previamente fora do local de instalação.
Concreto ganha destaque pelo seu caráter, pois facilitou a construção civil, por sua segurança, melhor qualidade dos insumos e produto final, mas é indispensável o cuidado com o armazenamento e transporte das peças.
Pré -Laje, prancha de concreto pré -moldado, indicadas para vãos menores e cargas uniformemente distribuidos, com instalação embutida.
Laje nervurado uniderecional tavela e vigota, laje de concreto armado, para vãos médios e cargas leves e médias, mas econômicas e dimunui o peso da estrutura. Ponto negativo manter a laje molhada no decorrer da primeira semana pós concretagem, geranto um alto consumo de água.
Laje nervurada bidirecional, portar-se entre a laje maciça e a de grelha, surgiu diante da necessidade de aumentar os vãos e pelo custo elevado da laje maciça. Melhora o aproveitamento do aço e concreto, com a existência de dois modelos os modados no local “in loco” e pré-moldadas.
Componetes de concreto, estacas, pilares, vigas que apioam a laje, paredes de alvenaria ou pré-fabricados e como fechamento para grandes vãos, escadas, painéis (vedação/ fechamento de musos), venezianas (manutenção da ventilação), elementos de canto, telhas, arquibancadas, vigas curvas, gradis (cercamento), galerias, meios fios e bate rodas, parede jardim, pergolados, cobogós.
[pic 1]
Fonte: http://construindodecor.com.br/tipos-de-concreto/
Madeira
Resistente durável, leve e fácil de trabalhar, consegue-se ser empregada tanto para construção civil, apoio nas obras, como revestimento e móveis em geral.
Ponto negativo, sua manutenção, pois a madeira precisa de tratamento especifico conforme a maneira que será utilizada, sendo na colocação e ao decorrer do tempo.
CTL (cross laminated timber)
Semelhante a madeira compensada, porém com maior rigidez estrutural, resistencia a tração e a compressão, por ser mais espessa. Utilizada para construção e móveis.
[pic 2]
MINIMOD Catuçaba / MAPA. Imagen © Leonardo fonte:https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/893804/madera-laminada-cruzada-que-es- y-como-usarla
Estruturas metalicas
Empregada tanto na construção urbana, quanto em estágios, grandes pontes, por sua resistência e duração da obra, reduzindo em até 40% do tempo, de uma construção convencional, podendo fazer composições com outro matérias como alvenaria, tornando a obra hibrida. Facilidade no transporte, material renovável, obras mais limpas e secas.
Estrutura leve de aço – light steel frame, não combustível, diferentes meios de aplicação por ter componentes estruturais e não estruturais, casas, edifícios, estabelecimento de saúde e de ensino, por ter um peso menor diminui a carga sobre a fundação.
...