A Nova Era
Por: Marielly Santos • 13/9/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 336 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
1 -A “nova era”
Na transição da Antiguidade Clássica para a Idade Média - Os séculos XV e XVI a queda de Constantinopla e a conquista do sudoeste da Europa pelos turcos - fundação de impérios ultramarinos no Novo Mundo, na África e na Ásia,
Espanha e Inglaterra crises espirituais da Reforma e da Contra-Reforma.
Renascimento teve início quando as pessoas perceberam que não viviam mais na Idade Média. Renascimento foi o primeiro período da história a ser consciente de sua própria existência usando umtermo para se autodesignar. Renascimento, dividiu o passado com base nas ações humanas.
A Antiguidade Clássica - homem atingira o apogeu de seu poder criador e que terminara abruptamente devido aos bárbaros que tinham destruído o Império Romano.
Pouco se realizou no intervalo de mil anos de “trevas”
“Idade Média” dava lugar a um ressurgimento de todas aquelas artes e ciências que haviam florescido nos tempos antigos.
O presente podia ser, chamado de “renascimento” – renaissanceem francês
A origem dessa visão revolucionária da história pode ser buscada nos anos de 1330, nos escritos do poeta Petrarca, o primeiro dos grandes homens que deram início ao Renascimento.
Petrarca características do Renascimento: o individualismo e o humanismo.
O individualismo – uma nova autoconsciência e autoconfiança - a “era da fé”, era de trevas, e que os pagãos “incivilizados” da Antiguidade representavam o estágio mais iluminado da história.
O Humanismo - significava uma crença na importância daquilo que ainda chamamos de “humanidades” ou “letras humanas” (em oposição às letras divinas, o estudo das Escrituras): a busca do aprendizado em línguas, literatura, história e filosofia como um fim em si mesmo, num contexto secular, não mais religioso.
Petrarca e seus sucessores não queriam reviver a Antiguidade Clássica - O objetivo do Renascimento não era reproduzir as obras da Antiguidade, mas igualar-se a elas e, se possível, superá-las.
PARADOXO::: o desejo de retornar aos clássicos, baseado numa rejeição da Idade Média, trouxe o nascimento do Homem Moderno, e não um renascimento da Antiguidade.
...