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A OCA de Niemeyer e do Ibirapuera

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Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  466 Visualizações

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A OCA de Niemeyer e do Ibirapuera!

Aproveitando o post da 9ª BIA vamos falar um pouco sobre esse edifício, símbolo da arquitetura moderna de Niemeyer, a OCA!

A OCA faz parte do conjunto de edifícios do Parque do Ibirapuera, projetado em 1951, em comemoração ao quarto centenário (1954) da capital do Estado de São Paulo. Neste período o arquiteto Oscar Niemeyer já tinha grande prestígio nacional e internacional pela capacidade de projetar edifícios com forte caráter simbólico e escultural.

O Palácio das Artes (atual OCA) é um edifício singular diante dos demais do conjunto. De fora, uma enigmática cúpula branca com aberturas em forma de escotilha. A planta circular e o tratamento da fachada fazem com que a OCA não estabeleça relações de frente e fundo com o Parque.

Em seu interior, as lajes tangem a cúpula sem tocá-la e os vazios e as rampas criam uma continuidade espacial inusitada e surpreendente. Portanto, não deixem de curtir a exposição da BIA e de quebra conferir essa preciosidade arquitetônica!

Auditório do Ibirapuera

O Auditório Ibirapuera foi concebido nos anos 50 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas só foi construído em 2005. A capacidade interna é de 800 pessoas, porém, quando aberta uma porta de 20 metros no fundo do palco, a capacidade chega a quase 15 mil pessoas na área externa. Atualmente é utilizado para atividades culturais, notadamente espetáculos musicais. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório com o objetivo de revelar e apoiar novos talento.

Informações:

Informações técnicas – Auditório Ibirapuera

Autor do Projeto: Oscar Niemeyer

Data do Projeto: 1954

Conclusão da obra: 2005

Área Construída: 7.000 m²

Área Projetada (metragem do piso térreo): 4.870 m²

Palco: 28m de altura, 50m de comprimento, 15m de profundidade, 28m de boca

Porta Guilhotina: 20 metros

Gerenciamento: Kel Engenharia

Construtora: OAS

Iluminação: Peter Gasper

Projeto de Acústica: Acústica & Sônica

Escultura Artística da entrada principal: Tomie Ohtake

Painel Artístico no hall central da Escola de Música: Luis Antônio Vallandro Keating

Capacidade do Auditório: 800 lugares

Acesso a portadores de necessidades especiais: plataformas, sinalização, rampas adequadas

4 elevadores de uso público

Subsolo: Escola do Auditório, instalações do bar e camarins.

Salas de Música: 6 salas individuais para aulas práticas, 4 salas para

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