TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Higiene e Segurança do Trabalho

BELÉM – PA

2017

[pic 2]

BELÉM – PA

2017

IMPRUDÊNCIA, NEGLIGÊNCIA E IMPERÍCIA.

BELÉM – PA

2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ......................................................................................... 03

2. OBJETIVO ................................................................................................03

3. NEGLIGÊNCIA...........................................................................................04

4. IMPRUDÊNCIA...........................................................................................05

5- IMPERÍCIA.................................................................................................06

6- CONCLUSÃO.............................................................................................07

7. REFERÊNCIAS...........................................................................................09

  1. Introdução

              A investigação de acidentes é um procedimento que tem por objetivo a prevenção de novos acidentes dentro da empresa, é através dessa investigação que são formuladas as recomendações para outros acidentes de mesma origem, Negligência, Imprudência e Imperícia, são termos que levam a atos bem parecidos. É comum ouvirmos falar em negligência, imprudência e imperícia em casos de erro médico, acidentes de trânsito, acidentes com armas de fogo, entre outros tantos. Esses três termos podem ser classificados como modalidades de culpa.

  1. Objetivo

              Explicar a diferença entre imprudência, negligência e imperícia.

   

  1. Negligência

É o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinónimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça", Negligencia é quando aquele que deveria tomar conta para que uma situação não acontecesse, não presta a atenção requerida e deixa acontecer. É o caso da pessoa que sai para passear com a família de carro, mesmo sabendo que o mesmo está com os freios estragados, acontece uma batida por falta do freio e a família morre. Ele não queria, e nem assumiu o risco de matar a família, mas sua conduta resultou na morte de todos. Consiste em não dar o devido cuidado, a desatenção ao executar determinados atos, causando danos. É uma espécie de omissão aos deveres que as circunstancias exigem. Como mostra a figura 1.

             

             

 

Figura 1.

[pic 3]

  1. Imprudência

É um comportamento de precipitação, de falta de cuidados, também conhecida como Imprevidência, tem a ver com algo mais do que a mera falta de atenção ou cuidado, mas o ato pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo. Imprudente é aquele que não toma os cuidados necessários que qualquer pessoa tomaria. A imprudência tem como característica sempre se revelar através de ação (uma ação imprudente). É como alguém que dá marcha ré sem olhar para trás e acaba atropelando alguém. Imprudente é aquele que sabe do grau de risco envolvido na atividade e mesmo assim acredita que é possível a realização sem prejuízo para ninguém, Como mostra a figura 2.

             

            Figura 2.

[pic 4]

.

  1. Imperícia

                É a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber. É ato de agir sem a aptidão teórica e prática necessária para a realização de determinada atividade. Podendo ser também definida, como a imprudência ou a negligência, vinculada a uma determinada atividade profissional. Exemplo: O empregado que exerce a função de motorista em uma determinada empresa, sem possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Assim como, o empregado que realiza serviços em instalações elétricas, sem qualificação obrigatória da norma regulamentadora n°10. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Como mostra a figura 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (212.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com