A UNIVERSIDADE ------ A3- FOTOGRAFIA
Por: xooo001 • 31/8/2021 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 113 Visualizações
UNIVERSIDADE ------
A3- FOTOGRAFIA
Influência na arte
São Paulo – SP 2020
A fotografia passou décadas associada a uma posição diminuta, tendo seu status artístico questionado muito em parte pelo mercado acreditar que, se em posse de uma máquina, qualquer um conseguiria criar uma fotografia, sendo assim, a grande preocupação era o esquecimento da arte ocasionado pela mecanização e industrialização da fotografia.
A foto em si era considerada apenas uma cópia, um registro do mundo real tendo como objetivo, conservar o traço do passado ou o de auxiliar as ciências em seu esforço para uma melhor apreensão da realidade, e para obtê-la era necessário somente clicar em um botão. Não se julgava a subjetividade do olhar artístico de quem o apertava, ou o conhecimento técnico necessário para obter os efeitos desejados.
As imagens eram perfeitamente familiares, traziam uma fidelidade com o real e uma riqueza de detalhes jamais vista nas pinturas renascentistas e que dificilmente as mãos de um pintor alcançariam.
A fotografia permitiu que a pintura entregasse o testemunho, isto anuncia um novo rumo para a arte empregando além de um aspecto norteador, o de inserir a sua lógica no processo de criação.
De acordo com a constatação de Picasso, em um diálogo com Brassai, de 1939, mencionadas por Dubois (2006, p. 31): “Quando você vê tudo o que é possível exprimir através da fotografia, descobre tudo o que não pode ficar por mais tempo no horizonte da representação pictural. Por que o artista continuaria a tratar de sujeitos que podem ser obtidos com tanta precisão pela objetiva de um aparelho de fotografia? Seria absurdo, não é? A fotografia chegou no momento certo para libertar a pintura de qualquer anedota, de qualquer literatura e até do sujeito.”
A fotografia clama pelo nosso olhar, solicita que nossos olhos nela permaneçam, por testemunhar, por ser traço do real, e nos proporciona uma experiência de tempo diferenciada, que se aprofunda em um tempo intensivo, uma vez que presente e passado tornam-se um só.
...