A corporaçao
Por: Vitor Máximo • 21/3/2016 • Relatório de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
Atividade de Geografia
Nome: José Raimundo n°:13 3°E
Vitor Maximo n°:28
O documentário A Corporação mostra que nós vivemos no mundo, em que as maiores empresas e conglomerados têm mais poder que o próprio governo, controlando o que vestimos, comemos, assistimos, compramos, falamos e até estudamos na faculdade, o documentário conta casos que demonstram o poder das corporações e os negócios e o que elas fazem para ganhar dinheiro, muitas vezes não se preocupando com o bem-estar dos funcionários, a saúde dos consumidores, ética no trabalho, direitos humanos e a preservação do meio ambiente. Um dos convidados entrevistados no filme, diz que a cobiça é tanta que o rico venderá a corda para se enforcar se achar que pode lucrar com isso.
O filme mostra como o capitalismo extremo e a sede incontrolável pelo lucro, pode acabar com a sociedade e o planeta. Ele não é contra o capitalismo, mas a favor da redução do poder das empresas de forma legal, do exercício da ética e da valorização da vida em primeiro lugar.
As externalidades são o efeito de uma transação entre dois indivíduos, em que uma terceira parte que não participa da ação acaba sendo envolvida, como é demonstrada no documentário, duas pessoas estão em uma “guerra” de comida e acabam acertando uma outra pessoa que estava no mesmo local, mas não tinha culpa nenhuma na “guerra”. Deste modo o documentário mostra que as corporações, devem obrigações apenas consigo mesmas de crescerem e serem lucrativas e fazendo isto tendem a serem mais lucrativas se fizerem outras pessoas pagarem suas contas, jogando elas para a sociedade. São apresentados vários exemplos no documentário. Os casos mais chocantes são os que envolvem empresas do ramo alimentício, que provocam um impacto negativo gigantesco na vida de consumidores e as vezes em pessoas que moram próximo às fábricas, fazendas e plantações, causando sérios problemas de saúde, como câncer e alterações genéticas. Um exemplo é o da Monsanto, indústria de agricultura e biotecnologia, que mentiu descaradamente sobre os efeitos da droga que administrava nas vacas leiteiras para aumentar a produção de leite. Além de causar diversos problemas nas pessoas que consumiam o leite, como inflamações em diferentes órgãos e problemas de reprodução, causava dor, sofrimento e aflição aos animais.
Outro exemplo são os produtos vendidos por um certo valor, e a mão de obra usada para fabricar o produto é muito barata, comparado com o valor final do produto, essa mão de obra custa centavos, enquanto o produto pode custar centenas de dólares. Esses produtos são fabricados em países de terceiro mundo, onde as condições de vida são extremamente miseráveis, e a única forma das pessoas sobreviverem é com a venda de sua mão de obra barata.
O filme não é contra o capitalismo, mas a favor da redução do poder das empresas de forma legal, do exercício da ética e da valorização da vida em primeiro lugar.
...