APS - Relatório de Sondagem
Por: marcellojorge • 2/7/2018 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Curitiba
Departamento Acadêmico de Construção Civil- DACOC
Engenharia Civil – Geologia aplica á engenharia
Marcello de Melo Jorge
Léo Orun Oliveira Fernandes
Guilherme Moraes Cavalli
RELATORIO DE ENSAIO SPT
CURITIBA
2018
1 SONDAGEM À PERCUSSÃO
Trata-se de um furo designado pela referência 1323/09, realizado no dia 19/01/09. A análise é dividida metro a metro, identificando-se o nível d’agua aferido, o N por camada e sua classificação e a cota de impenetrabilidade.
2 CLASSIFICAÇÃO DAS CAMADAS
O boletim de sondagem SPT utilizado encontra-se a seguir.
[pic 1]
2.1 CÁLCULO N
O cálculo de “N” é obtido através da soma da 2º com a 3º camada, ou seja, a coluna “2ª + 3ª. Camada” da folha do ensaio.
Desse cálculo, o número obtido classifica o solo em: Rijo, mole ou muito mole. Se o valor apresentado for atè 4, o solo é muito mole. Entre 5 e 9, o solo classifica-se “mole”. Acima ou igual a 9 o solo passa a ser Rijo.
No ensaio apresentado foi ensaiado 10 amostras de solo. As amostras 2, 3, 4 e 5 apresentaram ser solo “Rijo”, com N maior ou igual a 9.
As amostras 0, 1, 7, 8 e 9 apresentaram ser solo “mole”.
E a camada 6 apresentou aspecto “muito mole”.
3 OBSERVAÇÕES
Dados observados na sondagem apontam o nível d’água como 3,8m abaixo do nível de referência. A variação brusca de N SPT ao final da sondagem, após os 10,00m apontam que há uma descontinuidade clara no perfil de solo estudado. Tal fenômeno é atribuído provavelmente à presença de materiais pouco, ou muito pouco intemperizados (pedregulhos e/ou matacões).
4 PARECER TÉCNICO
O solo é composto em seus primeiros quatro metros de argila siltosa com pouca areia fina e os próximos seis metros em areia fina argilosa. No trecho inicial de 4m encontra-se uma boa resistência à penetração, já os próximos 18 m apresentam uma redução acentuada na capacidade de carga na ordem de 1/3 do trecho inicial. Segundo o relatório, o nível de água encontra-se a 3,80m da superfície.
5 CONCLUSAO
Devido à baixa resistência do solo nas camadas inferiores, deverá adotar-se o uso de estacas. Como o nível de água está a 3,80m de profundidade em relação à superfície e há presença de argila no trecho de interesse, as estacas serão do tipo Escavada.
...