ATIVIDADE COMPLEMENTAR sobre o filme “Quem mexeu no meu queijo”
Por: DHSM • 13/5/2015 • Relatório de pesquisa • 609 Palavras (3 Páginas) • 5.212 Visualizações
Curso: Arquitetura [pic 1]
Disciplina: Homem e Sociedade
Prof.ª Priscila de Loureiro Coelho
ATIVIDADE COMPLEMENTAR sobre o filme “Quem mexeu no meu queijo”
Questões para se debater no grupo antes de responder. Lembrem-se que estas proposições foram feitas baseando-se no filme mencionado acima.
- Qual o sentido do labirinto neste filme? E o que representam os 4 personagens?
O labirinto representa o local onde ocorrem as constantes buscas por nossos objetivos, seja no emprego, na família ou mesmo nos relacionamentos pessoais, e faz referência ao cotidiano do ser humano, que pode ser complicado e cheio de mudanças inesperadas. Assim, os ratos Sniff e Scurry, representam o lado simples (o instinto), que se adapta a mudanças rapidamente. No entanto, os duendes Hem e Haw, representam o lado complexo (a razão), que se mostra resistente às mudanças.
- O que se deve fazer para ficar preparado para mudança? Qual o sentido da frase: “ cheire sempre o queijo para saber quando esta ficando velho”?
No contexto atual, a constante atualização profissional, o aperfeiçoamento técnico, o domínio de outras línguas, entre outros, são exemplos de como se preparar para as mudanças. Não esperar que o queijo fique velho, significa não se agarrar aos velhos princípios e sair em busca do novo. Devemos estar sempre aptos às mudanças.
- Qual o caminho mais rápido para mudar?
O caminho mais rápido para mudar é ser flexível e reagir positivamente a qualquer mudança que ocorra, sendo ela boa ou ruim, e ao mesmo tempo tirar proveito de tais mudanças. Nós vivemos em um mundo mutável, e isso nos traz a sensação de que estão sempre “mexendo no nosso queijo”; fazer as coisas de modo mais simples é um grande passo na hora das mudanças.
- Em algum ponto do filme surge a afirmação: QUANDO VOCÊ VENCE O MEDO, SENTE-SE LIVRE. Comente o que esta frase representa para você, dentro da perspectiva que o filme sugere.
O medo impede-nos de continuar o que temos que fazer, deixando-nos assim, presos,e impedindo mudanças em nossa vida. A partir do momento que decidimos enfrentá-lo, a sensação de liberdade surge, fazendo com que nosso caminho seja prosseguido com certa “leveza”.
- De modo geral estamos sempre sendo postos a escolhas que implicam o rumo que nossa vida vai tomando. Do que precisamos abrir mão e o que é necessário para seguir em frente?
Para continuar seguindo o rumo de nossas vidas, precisamos de um estímulo, desafiarmos a nós mesmos e ter vontade, mas isso só é possível obter se sairmos da zona de conforto.
- Você é capaz de identificar onde e quando a ética é sugerida no filme? Explique.
A ética é sugerida quando Hem começa a questionar as coisas e decide tomar uma atitude diferente do que vinha tomando, e simultaneamente quando tenta convencer Haw a mudar também, mas mesmo ele resistindo à mudança, Hem ainda se preocupa com o amigo e deixa mensagens pelo labirinto na esperança de que Haw as siga.
- Resuma de modo claro e sucinto o que o filme representou para você. Diga também qual a mensagem principal que tirou deste filme e comente sua aplicabilidade.
O filme mostra que a vida não é necessariamente um caminho livre de obstáculos, mas sim um caminho repleto de sobressaltos e adversidades, destacando as diferentes maneiras com que cada ser humano lida com isso. Retrata também os objetivos que temos, e as mudanças que estamos sujeito durante as buscas de tais objetivos. Durante o filme, observamos a atitude de cada personagem perante as dificuldades da vida e acabamos nos identificando com alguns dos mesmos. Com a história, podemos adotar novos hábitos no nosso dia-a-dia, tais como a persistência e não cometer os mesmos erros, para que possamos conseguir resultados cada vez melhores.
...