AUTO DESENVOLVIMENTO
Por: Ana Paula Oliveira • 29/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 453 Palavras (2 Páginas) • 386 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
TECNOLOGIA E ARQUITETURA I
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA II - OBRA BELVEDERE RESIDENCE
TURMA D41
ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR: MAURICIO FAUSTINO
ALUNOS:
ANA PAULA CARDOZO OLIVEIRA- RA - 4016802975
DANYARA NEVES DELBOM – RA - 4016784338
JULLIA FABIANA ALMEIDA FREITAS – RA - 4016817815
KATIA HELENA TESLENCO – RA - 4016817815
LUCAS BERNARDI ALTOUNIAN – RA - 4016829616
CORRESPONSAVEL TECNICO PELA OBRA:
HELLISSON BRUNO VIANA – Engenheiro civil CREA MS 19882P
Em nossa segunda visita, dia 09/10/2015, acompanhados do engenheiro Hellisson Bruno Viana e logo após participarmos da integração da segurança do trabalho, com a técnica de segurança do trabalho Érika Cristina Nascimento, tivemos nosso primeiro acesso ao canteiro de obras, onde constatamos o rigoroso uso dos EPIs em todos os funcionários, inclusive nos funcionários do almoxarifado que fica localizado fora do perímetro da obra.
O canteiro de obras é muito bem dividido e os 90 funcionários contam com 8 bebedouros, todos com agua gelada, refeitório coberto, arejado e telado, com mesas de superfície de fácil limpeza e lixeiras com tampa, armários com 120 separações de roupa suja e roupa limpa, todos com cadeados fornecidos pela própria HVM, 20 chuveiros e 10 sanitários, sendo que ambos são muito espaços, limpos e ventilados e possuem papel higiênico, papel toalha e gancho para pendurar toalhas. As áreas de montagem das ferragens e a marcenaria estão localizadas fora do perímetro circular da grua e o local seco para carga e descarga de cimento e agregados é localizado bem no centro das duas torres em meio a uma rua de acesso para carga e descarga devidamente sinalizada.
A empresa conta um rigoroso sistema de controle de entrada e saída de materiais, que é todo realizado pelo almoxarifado, onde dois funcionários são responsáveis por conferir as notas de entrada e seus respectivos produtos. Esses mesmos funcionários liberam os materiais e é dada baixa no estoque. A liberação dos materiais e feita mediante a solicitação e assinatura do responsável pela execução dos serviços.
O material a ser utilizado é adquirido pela construtora com um prazo mínimo de 15 dias, e sempre são necessários 3 orçamentos detalhados de cada item antes que qualquer compra. A empresa sempre possui em estoque 25% do material a ser utilizado na próxima etapa.
Com relação à mão de obra, aproximadamente 10% dos funcionários são fixos e os outros 90% terceirizados. Cada prestador de serviço é escolhido através de sua experiência e cotação de preços e os engenheiros e arquitetos da obra do setor ficam responsáveis pela fiscalização trabalho de sua equipe.
Subsistemas de projetos envolvidos no empreendimento:
-Projeto Estrutural
-Projeto Arquitetônico / Executivo
-Projeto Eletrônico
-Projeto Hidro sanitário
-SPDA
- Projeto de Paisagismo
- Projeto de Ar condicionado
...