Arquitetura futurista
Por: Rafael Evaristo • 29/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 294 Palavras (2 Páginas) • 907 Visualizações
Arquitetura Futurista
Arquitetos e Obras
Antonio Sant'Elia: Nascido na cidade de Como, Itália em 1888, foi o principal representante do futurismo na arquitetura, influenciado pelas ideias de Otto Wagner e pelas cidades industriais. O grande impacto aconteceu quando produziu a sua “Cidade Nova” com escala monumental de megalópoles com arranha-céus, passarelas e vias suspensas para veículos.
Sant’Elia idealizou a “Cidade Nova” entre 1913 e 1914, quando a Itália começou a entrar na revolução industrial, cidade essa que não passou de um desejo utópico. Os seus projetos nunca passaram do papel utilizando o desenho como base. Não existe qualquer registo de plantas, cortes ou alçados.
Sant’Elia faleceu em 1916 em Monfalcone na Itália durante a primeira guerra mundial.
[pic 1]
[pic 2]
Angiolo Mazzoni: Nascido em Bolonha na Itália em 21 de maio 1894 foi um arquiteto e engenheiro do governo fascista italiano dos anos 1920 e 1930. Mazzoni projetou centenas de edifícios públicos, correios e estações de trem durante o período de guerras na Itália.
Os primeiros trabalhos de Mazzoni mostram uma influência neo-clássica inspirada por Otto Wagner e a escola “Viennese School of Josef Hoffman”.
Estilisticamente eclético, Mazzoni se juntou em 1933 para a chamada "segunda fase" do Futurismo, movimento artístico italiano, assinando em 1934 o Manifesto of Aerial Architecture.
Um exemplo clássico da obra de Mazzoni é a estação ferroviária em Trento, construída durante 1934-1936 . Trento teve um significado especial para o regime fascista como a capital da região de Trentino. A estação representa a interpretação de Mazzoni do estilo funcionalista, janelas contínuas do edifício e linhas dinâmicas estruturais para expressar idéias futuristas de velocidade e de racionalização. A estação se destaca devido ao seu uso inovador de aço, vidro, e variedades de pedras locais.
Mazzoni faleceu em 1979.
[pic 3]
[pic 4]
...