Artista completo
Por: Antonio Benedito • 14/9/2015 • Trabalho acadêmico • 502 Palavras (3 Páginas) • 2.588 Visualizações
FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS
FACULDADES INTERGRDAS DE PATOS
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ALANNA LARISSA NÓBREGA DOS SANTOS
ANTONIO BENEDITO DA SILVA NUNES
JAYNE DA SILVA MEDEIROS
MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA MENDES
TRABALHO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PATOS, PB
2014
ALANNA LARISSA NÓBREGA DOS SANTOS
ANTONIO BENEDITO DA SILVA NUNES
JAYNE DA SILVA MEDEIROS
MARIA DA CONCEIÇÃO SOUZA MENDES
TRABALHO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Atividade acadêmica apresentada à disciplina Filosofia da Educação, integrante da estrutura curricular do segundo semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para aprovação no referido componente curricular.
Orientador: Prof. Dr. Pe. Everaldo Araújo de Lucena
PATOS, PB
2014
- Explique em que sentido os conceitos de cultura, trabalho e educação são inseparáveis, isto é, um não pode ser compreendido sem o outro.
Pois a cultura está diretamente ligada à educação, por que é através da educação que se é passada a cultura que forma o individuo para a sociedade, tornando-o transformador da natureza por meio do trabalho.
- Faça um comentário critico da epigrafe do capitulo, aplicando os conceitos aprendidos.
Que no conceito de cultura e educação, há uma variação de sociedade para sociedade, pois a necessidade de conhecimentos varia de acordo com que o indivíduo precisa saber e exercer para ao convívio no grupo no qual pertence.
- Caracterize e distinga esses dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana.
No caso da aranha trata-se de um ato biológico natural, pois, ao tecer sua teia vale-se por instinto.
E o caso do macaco relaciona-se a um ato instintivo, pois a ver o caixote, ele instintivamente irá subir para poder alcançar o alimento fora de seu alcance.
- Comente: “Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colmeias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre de obras. Mas há algo em que o pior mestre de obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro”. (Karl Marx)
Claro, pois os animais como, por exemplo, a abelha, ao construir sua colmeia, ela a constrói por puro instinto de sobrevivência, ou seja, um ato.
Já o mestre de obras, o homem em si, constrói algo premeditadamente e com planejamento e finalidade já definida, sendo assim algo que não é instintivo, por assim dizer uma ação.
- Explique por que o etnocentrismo leva ao preconceito e este, à violência.
Por que nem todas as culturas são iguais, como elementos que são comuns a nossa sociedade já não pode ser comum à outra, e aquilo que muitas vezes não é comum a todos, acaba ocasionando a xenofobia, assim levando a violência para tentar defender o ponto de vista comum.
...