Construções Rápidas
Por: Mariana Damario • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 14.101 Palavras (57 Páginas) • 273 Visualizações
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho a todos os amantes da arquitetura e do urbanismo, em especial, para os urbanistas, que a todo espaço por onde andam, analisam as construções da cidade. Para aqueles que amam admirar e vislumbrar a perfeição da composição urbanística, tentando sempre melhorá-la para adequar as necessidades da população.
AGRADECIMENTOS
Ao professor Alécio Damico, pela inestimável orientação;
Aos nossos amigos que nos ajudaram com a pesquisa científica;
Aos entrevistados que se propuseram a participarem da pesquisa de campo;
À professora Sandra Teixeira Malvese, pelas orientações e apoio ao nosso tema escolhido;
Aos professores do Centro Universitário Fundação Santo André que ajudaram a desenvolver mais ideias para a pesquisa científica.
RESUMO
O tema aborda métodos de construções rápidas existentes que serão abordadas a seguir; Wood frame que é uma forma mais eficiente, rápida e sustentável para a construção de casas, através dela toda a estrutura pode ser produzida em fábrica com controle de produção. Traz benefícios ao meio ambiente, pois emite 80% a menos de CO2 e 85% a menos de resíduos, tendo aumento significativo de produtividade. Light Steel Frame é outro método que é um tipo de construção através de perfis dobrados, placas cimentícias e placas OSB. Seu custo é em media 25% mais cara, porem reduz o custo da mão de obra em ate 80%. Solo cimento é um material de baixo custo, obtido pela mistura de cimento, solo e água que compactados ao teor ótimo de umidade e sob a máxima densidade, em proporções estabelecidas, adquire resistência e durabilidade. Casa contêiner é a ultima modalidade construtiva abordada, ainda não é tão comum porem a procura pelo material vem crescendo muito. A alternativa de construir residências com contêiner chega a custar menos se comparada ao método tradicional, e ainda utiliza praticas sustentáveis, além de ter um visual irreverente, único e não agride o meio ambiente. Hoje em dia no Brasil a cultura brasileira esta acostumada com métodos tradicionais como alvenaria, e com o avanço da tecnologia sugiram novos métodos que ainda não são frequentemente utilizados pela falta de informação, pelo motivo da falta de conhecimento deste tema vamos discorrer no decorrer do trabalho para entender essa questão. Vamos utilizar o questionário como uma análise de dados abordando os profissionais da área de construção para absorver maiores informações a respeito, e iremos analisar algumas obras das respectivas formas na região. Temos como objetivo responder a pergunta problema e analisar cada um dos métodos de construções e entender o real motivo pelo qual não é utilizado em nosso país, além disso, vamos visar os pontos negativos e positivos e descrever a etapa de cada uma delas para que não fique nenhuma dúvida do consumidor. é importante citar as construções mais simples e mais econômicas no Brasil, por conta da economia e da durabilidade que teriam os produtos, pois não sofremos com nenhuma catástrofe natural, e também por conta do efeito que as sobras das construções mais utilizadas fazem com a natureza, nesses métodos não tem desperdício de material e assim não ajudamos a poluir mais ainda as cidades. E, contudo descobrimos que o motivo da falta de utilização dos métodos citados a cima são; a falta de incentivo do governos, e falta da influencia da mídia, e com isso o público brasileiro não tem conhecimento sobre o assunto e prefere usar o método tradicional. A pergunta problema desta pesquisa é "Quais as barreiras encontradas nas construções rápidas no Brasil e porque ainda não é muito utilizada?”.
Palavras-chave: Wood frame. Light steel frame. Solo cimento. Contêiner. Construção (Ecológica).
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Tabela 1 Características do Solo 16
Tabela 2 Medidas Padrão de Contêiner 21
Tabela 3 Vantagens e Desvantagens 23
Tabela 4 Dimensões Contêiner Dry 20 Pés 29
Imagem 1 Fundação em Radier 33
Imagem 2 Fundação em Baldrame 34
Imagem 3 Camadas em Painéis de Parede 35
Imagem 4 Camadas dos Pisos 36
Imagem 5 Contraventamento Externo c/ Chapas de OSB 36
Imagem 6 Telhado Wood Frame 37
Imagem 7 Madeira Pinus 38
Imagem 8 OSB (Oriented Strand Board/Painel de Tirar Orientados). 38
Imagem 9 Detalhes Projeto Light Steel Frame 39
Imagem 10 Passos da Construção LSF 40
Imagem 11 Obra Finalizada LSF 41
Imagem 12 Obra Finalizada LSF 2 41
Gráfico 1 Quais os métodos de construções rápidas conhece 50
Gráfico 2 Tem dificuldade de encontrar um construtor que utiliza esses métodos 51
Gráfico 3 O Brasil tem dificuldade para se adaptar a esses métodos 51
Gráfico 4 Existem benefícios no método que utiliza nas obras/ projeto 52
Gráfico 5 Qual o método que utiliza nas obras/projetos 53
Gráfico 6 Quais métodos são mais procurados pelos clientes 53
Gráfico 7 Os clientes que vão morar/trabalhar c/ esses métodos diferentes tem algum receio de aderir 54
Gráfico 8 Em relação ao custo gerado está satisfeito(a) com a escolha 54
Gráfico 9 Comparando o método rápido de construção c/ o convencional, qual
...