Cristiano Mascaro, Fotografo de Arquitetura
Por: gabsousa • 15/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 702 Palavras (3 Páginas) • 344 Visualizações
[pic 1]
Sumário
Identificação e conhecimento do Bem 3
Pesquisa Histórica 3
Identificação e conhecimento do Bem[pic 2]
Pesquisa Histórica
Em 19 de Setembro de 1956, a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) nasce e Brasília, se torna, então, um canteiro de obras da construção de um sonho que foi inaugurado em 21 de Abril de 1960. A fim de desaglomerar as ocupações na área urbana de Brasília e a já super povoada Cidade Livre (Núcleo Bandeirante), nasceu Taguatinga em 05 de Junho de 1958. É nesse cenário que em 1959 foi fundada a EIT (Escola Industrial de Taguatinga) com a missão de capacitar e profissionalizar mão de obra para Brasília. Desde então com o desenvolvimento da região, tem se o que hoje é conhecido como o tombado Complexo Cultural de Taguatinga.
EIT
A Escola Industrial de Taguatinga foi idealizada pelo poeta e funcionário do Ministério da Educação (MEC) Caldêncio Mewton de Carvalho Souza em 1959. A partir da sua missão de capacitar mão de obra, oferecia cursos de carpintaria, eletricista... Inclusive, até ?? os próprios alunos produziam todo o material gráfico do governo. Em 19?? a EIT é transformada no CEMEIT (Centro de Ensino Médio de Taguatinga) onde passa a formar alunos no nível médio e fundamental (EJA – educação de jovens e adultos) em três turnos onde chega a atender 1.474 alunos do 1º ao 3º ano durante o dia e cerca de 350 alunos do EJA à noite.
Teatro da praça
A antiga gráfica da escola abriga hoje a o Teatro da praça, principal palco cultural da cidade hoje fechado por ausência de manutenção. Conta com 240 lugares e uma história marcante para a cultura taguatinguense, principalmente devida às semanas de Arte e Cultura,
que por cinco anos promoveram exibição de filmes, apresentação de danças, teatro, música e artes plásticas.
Biblioteca Machado de Asssis
O galpão onde funcionava o curso de marcenaria da escola abriga hoje a primeira biblioteca pública de Taguatinga, a Machado de Assis. A Biblioteca surgiu há 30 anos no subsolo da Administração Regional de Taguatinga quando uma enchente que inundou o local gerou a transferência para o antigo galpão. Inicialmente funcionava como biblioteca comunitária, a partir de 5 de junho de 1991 foi inaugurada como Biblioteca Pública de Taguatinga. Atualmente possui um acervo de aproximadamente 50 mil livros ativos, sendo 46 mil à disposição do usuário. Além do acervo conta um Telecentro com acesso à Internet, Videoteca, oficinas de Artesanatos e inclusão Digital. Também faz parte do projeto Livro Livre, com o objetivo de levar aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas o acesso à educação e cultura.
Biblioteca Braile “Dorina Nowill”
A Biblioteca Braile Dorina Nowill nasceu em 17 de maio de 1995 e em 30 de Junho de 2006 foi transferida para o espaço cultural que hoje integra o complexo cultural de Taguatinga. O nome é em homenagem a Dorina Nowill (primeira deficiente visual a estuar em uma escola regular) em agradecimento pelos livros que compõe o acervo. O acervo possui cerca de 2 mil exemplares nacionais e internacionais adequados (muitos livros são transcritos e gravados na própria biblioteca e impresso em braile) e oferece por volta de 70 áudios de livros, especialmente de leitura. Possui um Telecentro de acessibilidade digital para deficientes visuais. O local conta com 9 computadores conectados à internet, permitindo a navegação no mundo virtual atendendo a necessidades desse usuários, para o uso dessas máquina um funcionário exclusivo. A biblioteca atende deficientes do DF e entorno, por estar no centro da cidade isso facilita a chegada. O espaço conta com a ajuda de voluntários que se dedicam a leitura e gravação de áudio, sendo esses livros de literatura, material de didático e até apostilas de concursos público para os usuários que perderam ou nasceram sem a capacidade de ver.
...