TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Agregado Na Arquitetura

Por:   •  30/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

justificativa

ORDENAÇÃO

CENTRALIZADO: Caracteriza-se num determinado número de formas secundárias que se agrupam em torno de outras formas. (origem central e dominante). Por esse motivo o esquema centralizado pode ser observado com os dois prédios centrais e os outros ao redor.

MODULAR: Caracteriza-se por formas moduladas cuja organização se regula de acordo com as tramas tridimensionais. Por esse motivo pode ser observada do lado esquerdo da maquete pelo conjunto arquitetônico em forma de L.

LINEAR: São formas que se dispõem sequencialmente em filas, por esse motivo pode ser observada do lado esquerdo da maquete pelo conjunto arquitetônico em forma de L.

AGREGADO: Formas que se reúnem por simples proximidade ou por enquadramento visual comum. Por esse motivo podemos identificar ao lado direito da maquete o conjunto arquitetônico composto por diferentes cubos, de diferentes cores.

COMBINAÇÃO

INTERPENETRAÇÃO: Ocorre quando um elemento interpenetra-se no outro. No primeiro exemplo de interpenetração podemos citar a relação entre os cubos do lado direito da maquete.

JUSTAPOSIÇÃO: Quando dois elementos se aproximam, porém possuem forma, funções ou características diferentes. Por esse motivo podemos identificar o esquema através dos cubos coloridos do lado direito da maquete.

CONEXÃO POR OUTRO ELEMENTO: Quando dois elementos se ligam através de outro elemento. Por esse motivo podemos identificar a conexão no conjunto arquitetônico em formato de L com parte superior e no prédio ao fundo do lado direito.

MANIPULAÇÃO

DIMENSIONAL: Quando uma forma tem o seu formato original distorcido.  Por esse motivo podemos identificar o esquema acima da passarela do conjunto arquitetônico L.

ADITIVO: É realizada com o acrescentar de elementos. Por esse motivo podemos identificar o esquema na cúpula dos edifícios centrais, na passarela vermelha, nos cubos e no prédio ao fundo, ao lado esquerdo da maquete.

SUBTRATIVO: Retirada de algo que eu compreendo fazer parte do volume original. Por esse motivo podemos identificar o esquema de subtração nas bases dos prédios centrais e no prédio ao fundo, ao lado direito da maquete.

TRANSFORMAÇÃO

INVERSAO: Relação do negativo, oposto, inverso.  Por esse motivo podemos identificar o esquema na diferença de cores entre as janelas dos prédios centrais com a cor da edificação e na parte frontal da passarela, com a diferença entre o alumínio e a cor da janela.

ORNAMENTAL: Diversas funções.  Por esse motivo podemos identificar o esquema na parte frontal da passarela com a forma do alumínio e no prédio ao fundo, ao lado direito da maquete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com