ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA
Por: Maria Victória Klosienski • 14/7/2021 • Projeto de pesquisa • 304 Palavras (2 Páginas) • 172 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA I ALUNA: MARIA VICTORIA KLOSIENSKI – 3NB |
[pic 1]
Diferentes Concepções do Estágio Obrigatório
A disciplina de Estágio Obrigatório apresentada nas universidades pode ser concebida a partir dos mais diversos aspectos. Comumente ela é vista como a aplicação da teoria adquirida durante a graduação na prática em sala de aula.
Nesse sentido, o estágio está atrelado com o objetivo de tornar-se professor e realizar, na prática, aquilo que foi aprendido na universidade. No entanto, a figura do professor não deve ser limitada a sala de aula. Desde o primeiro ano da graduação, os alunos estão adquirindo o conhecimento necessário para se tornarem professores, aprendendo a teoria e a prática.
Uma das concepções de estágio diz respeito a essa separação da teoria e da prática, quando, na verdade, o estágio surge como um conjunto destes dois elementos. O estágio deve ser encarado como uma interação entre o que foi aprendido em sala de aula (teoria) e a transmissão deste conhecimento para a sala de aula (prática).
É necessário que se compreenda o estágio como o envolvimento do professor com o seu ambiente de trabalho tradicional. A sala de aula só se transforma em sala de aula na presença de um professor e alunos, ambos dispostos a fazer parte da transmissão do conhecimento. Portanto, o professor não deve se ater apenas as técnicas.
O estágio é uma atividade que relaciona a teoria e a prática; um campo de conhecimento que aproxima a realidade da sala de aula da universidade e das escolas. É uma disciplina responsável por causar reflexões acerca da teoria aprendida nas universidades, da concepção dos professores sobre seu campo, da recepção dos alunos na aprendizagem e na troca de conhecimentos exercida em sala de aula.
...