Exemplo de memorial de esgotamento sanitário
Por: B.DIOGO • 7/10/2024 • Abstract • 2.162 Palavras (9 Páginas) • 52 Visualizações
[pic 1]
EMPREENDIMENTO | RESIDENCIAL VIOLETA SPE LTDA | DATA: 21/08/2023 |
TÍTULO | MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO |
MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
(FOSSA SÉPTICA E FILTRO ANAERÓBIO)
S Ã O G O N Ç A L O
2 0 2 3
DADOS GERAIS DO PROJETO
PROJETO: DIMENSIONAMENTO DO TRATAMENTO PRELIMINAR DE EFLUENTES LÍQUIDOS COM ORIGEM DOS SANITÁRIOS DA EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR COMPOSTA POR 01 (UMA) TORRE DE APARTAMENTOS, COM 11 (ONZE) PAVIMENTOS E TOTALIZANDO 54 (CINQUENTA E QUATRO) UNIDADES RESIDENCIAIS.
EMPREENDIMENTO: ESIDENCIAL VIOLETA SPE LTDA
CNPJ: 51.420.318/0001-62
ENDEREÇO: RUA VERISSIMO DE SOUZA, S/N, LT 1878, 1879 E 1880, BOA VISTA, SÃO GONÇALO - RJ - CEP 24.466-035
RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO DIMENSIONAMENTO: ENGENHEIRO
CIVIL ROMULO GABRIEL COSENZA CASADO
Introdução
O presente documento tem por objetivo apresentar o sistema de tratamento de esgoto sanitário (ETE) destinado a atender ao Condomínio, o qual foi dimensionado para permitir o tratamento adequado dos despejos, possibilitando a absorção pela natureza sem efeitos poluidores. O processo adotado na ETE é o de fossa séptica em conjunto com filtro anaeróbico.
O empreendimento localiza-se em uma região urbana, com ocupação residencial, não possuindo sistema de coleta de esgotamento sanitário. Diante disso, foi instalado um conjunto de tratamento de efluentes previsto na área comum, onde será tratado o efluente das pias e sanitários.
A destinação do efluente líquido restante do tratamento primário e secundário do esgoto é direcionado a Galeria de Águas Pluviais do município de São Gonçalo, uma vez que o empreendimento não é contemplado por rede pública de coleta de esgoto sanitário.
As condições técnicas do presente documento estão de acordo com a legislação vigente no Estado do Rio de Janeiro, na forma da DZ-215.R-4 - Diretriz de Controle de Carga Orgânica Biodegradável em Efluentes Líquidos de Origem Sanitária, da NT202.R-10 - Critérios e Padrões para Lançamento de Efluentes Líquidos, ambas do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, NOP INEA-45 de fevereiro de 2021 e da DPA - DPE – 141/2022.
O projeto foi elaborado segundo a NBR 7229 da ABNT PROJETOS CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TANQUES SÉPTICOS e pela NBR 13969, no DIMENSIONAMENTO DO FILTRO ANAERÓBIO.
TANQUE SÉPTICO
- Unidade de sedimentação e digestão de fluxo horizontal e funcionamento contínuo, destinado ao tratamento primário do esgoto sanitário a unidade é de seção prismática.
- O efluente bruto, nessa unidade, sofrerá ação de bactérias anaeróbias, parte da matéria orgânica sólida é convertida em gases ou em substâncias solúveis, que dissolvidas em líquido contido na fossa será lançada ao tratamento posterior, enquanto as partículas minerais sólidas depositam no fundo da fossa formando o lodo.
- Ele será estruturado, para suportar a pressão hidrostática do empuxo.
FILTRO ANAERÓBIO
- O filtro anaeróbio destina-se ao tratamento secundário após o tratamento primário do tanque séptico.
- A unidade será de forma retangular, constituída de leito filtrante de brita n° 4, completado com uma lâmina d’água e bordo livre de 0,20m.
- As características construtivas seguem as mesmas do tanque séptico.
DIMENSIONAMENTO
3.1. PARÂMETROS DE PROJETO:
- Considerações de Projeto da ETE Número de Apartamentos: 54;
- Contribuição média diária de água em unidades de 2 quartos: 250 x 54 x 4 = 54.000 l/dia;
- Coeficiente de retorno água/esgoto: 0,8
- Contribuição unitária de esgoto: 270 mg DBO/dia
- DBO Coeficiente p/ dia de maior consumo: 1,2
- Coeficiente p/ hora de maior consumo: 1,5
Tabela 1 - Vazão per capita de água e contribuição per capita de esgoto em função do padrão da residência, em bacias onde não houver valores de contribuição per capita medidos pela concessionária de água e esgoto local, considerando-se o coeficiente de retorno água/esgoto igual a 0,80.
[pic 2][pic 3]
Cálculo da vazão média de esgoto diária = Nº de apt. x Contribuição per capita de esgoto (DZ 215) x agregado por apt. (DZ 215) = 54x 200 x 4 = 43.200 l/dia
Cálculo da carga de esgoto diária = Nº de apt. x agregado por apt. (DZ 215) x Contribuição Unitária de Esgoto (DZ 215) = 54 x 4 x 0,054= 11,66 Kg DBO/dia
Vazões e Carga de Projeto da ETE
Qméd = 54 x 0,8
Qméd = 43,2 m3 /dia
Qmáx = 43,2 x 1,2 x 1,5 = 77,76 m3 /dia
C = 54 x 270 = 14,58 Kg DBO/dia
Tabela 2 - Eficiência de remoção para dimensionamento da unidade de tratamento
[pic 4]
- Carga orgânica produzida por dia.
- Eficiências mínimas do sistema projetado, em termos de remoção de DBO e RNFT(ou SST)..
- Condição válida considerando-se a possibilidade de infiltração adequada do efluente da fossa séptica no solo ou a existência de rede coletora; caso contrário, deverá ser implantado tratamento complementar através de filtro anaeróbio, ou similar de eficiência equivalente.
Dimensionamento do Tanque séptico
O dimensionamento do tanque séptico foi realizado conforme a NBR ABNT 7229/93- Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos. Os dados e informações considerados são discretizados ao decorrer deste memorial.
...