Favelização
Por: lips tik • 8/10/2015 • Artigo • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 354 Visualizações
SINOPSE DO CASE DE TEORIA E PROJETO DE URBANISMO¹
Lara Rosa; Amanda Garces; Yasmim Melo; Ingrid Rayanne²
Tatyana Medeiros³
1 DESCRIÇÃO DO CASO
Entende por favela o conjunto de moradias precárias que se fixam em locais que não possuem condições básicas de saneamento e infraestrutura. As principais causas para o surgimento dessas favelas foram a industrialização e o inchaço populacional urbano. Este por sua vez, foi ocasionado pelo crescimento do êxodo rural que é uma consequência da mecanização dos campos (também gerado após a industrialização).
As pessoas que saíam do campo para cidade em busca de empregos e melhores condições de vida chegavam a esses centros urbanos sem qualificação e consequentemente não conseguiam vaga diante do mercado de trabalho. Logo, sem recursos financeiros passaram a se instalar em locais em sua maioria considerados zona de risco e em condições sub-humanas. A cidade, que eventualmente, não estava preparada para receber esse inchaço não apresentou infraestrutura adequada a essas instalações, tornando esses locais ainda mais marginalizados.
Com o grande crescimento do número de favelas, passou-se a nomear este fenômeno de favelização, que é justamente o processo de surgimento de favelas, cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos, e que tem se tornado um desafio para os governantes dotar estes locais com uma infraestrutura urbana adequada.
Portanto a favelização é uma consequência histórica, social e econômica da industrialização, do crescimento urbano desordenado e da desigualdade social ao longo dos anos.
2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE
O termo desfavelização é erradicar as favelas com o objetivo de retirar as famílias das áreas de riscos degradadas, reassentando-as em apartamentos ou casas com saneamentos básicos e urbanismo. Regularizando as suas situações fornecendo obras de infraestrutura como água, rede elétrica, esgoto e construindo os equipamentos públicos dando suporte à saúde, educação e transporte já que são famílias de baixa renda e precisam de acessos e facilidade.
“O desfavelamento não deve ser apenas a remoção de famílias da favela, mas o ato de fornecer melhores condições de habitação: tomar medidas que consideramos essenciais para que haja melhor qualidade de vida à população que habita e consequentemente à comunidade em geral , retirando as pessoas prejudicadas das condições precárias em que se mantinham nessas aglomerações. Portanto, não basta mudá-las de lugar, ou isolá-las em outra área sem condições de transporte e saúde. É necessário mantê-las em áreas que lhe possam propiciar infraestrutura e melhore serviços . " (Amanda Bonome ,2014).
A Ilhinha é um bairro de baixa renda que atualmente se encontra com diversos problemas, pois o surgimento desse bairro ocorreu a partir de processos de ocupações ilegais ou loteamentos baratos. Nessa área as pessoas foram se apropriando e construindo suas pequenas casas uma do lado das outras, sem saneamentos básicos, com água suja despejada nas sarjetas e buracos nas ruas. Com transporte público de péssima qualidade, o ônibus não entra no bairro só passa na avenida principal com pontos de ônibus sem abrigo algum às vezes só com uma placa sinalizando. Creches, escolas e posto de saúde que não suporta toda a população dessa área, fazendo com que as pessoas se desloquem para outros bairros em busca desses serviços. Não há um local de integração para a comunidade tais como, praças, quadras para a prática de esportes e um centro cultural. Com relação à segurança, o bairro não tem posto policial, sendo muito perigoso por diversos fatores, inclusive a iluminação que deixa as pessoas a mercê de assaltos.
2.1. DESCRIÇÃO DAS DECISÕES POSSÍVEIS
Através de projetos urbanos podem-se revitalizar áreas favelizadas e dotar esses locais de uma infraestrutura adequada proporcionando dessa forma uma melhor qualidade de vida aos seus moradores.
Para a desfavelização da Ilhinha, o projeto desenvolvido visou à inserção de equipamentos urbanos e o desenvolvimento de urbanização adequada ao local, para que possa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores dentro dos padrões ideais do urbanismo.
Sendo uma área que abriga cinquenta (50) famílias, esta receberá equipamentos que proporcionarão moradia, educação, saúde, lazer, segurança e empregabilidade. Sendo estes equipamentos: Apartamentos (distribuídos em quatro prédios de quatro andares, sendo quatro apartamentos por andar, para que possa atender a quantidade de famílias do local), uma escola (esta podendo oferecer educação infantil e adulta, alternando seus turnos), uma creche (para que as crianças possam ficar no período de trabalho dos pais), um posto de saúde, uma biblioteca (esta servindo de incentivo à educação dos moradores), uma associação esportiva (para que as crianças possam ter um local adequado para práticas esportivas, sendo o esporte a ferramenta de incentivo ao desvio dos caminhos das drogas, etc.), e uma UPP (que seria para proporcionar maior segurança ao local). O projeto apresenta a implantação de áreas verdes e praças que funcionarão como áreas de vivencias para estes moradores. Outro ponto, será a implantação de um píer que poderá ser utilizado para o lazer e para chegada, saída e permanência de embarcações, uma vez que esta população possui como um de seus meios de sustento a pesca. Além disso, a construção de um complexo que possa ter função comercial, sendo esta ideia um mecanismo para proporcionar empregabilidade e um centro comercial que atenda a área em questão.
...