História da Arquitetura
Por: kvlopes • 26/3/2017 • Dissertação • 356 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Aluno (a): Karina Vieira Lopes Curso: Arquitetura e Urbanismo
RGM: 15362019 Disciplina: História da Arquitetura
Tutor: Margarete Farias Atividade: Aprofundamento Unidade II
A ARQUITETURA CLÁSSICA
Entende-se por "arquitetura clássica" aquelas cujas quais possuem características adotadas nas obras do mundo antigo, sejam nas suas colunas, aberturas ou frontões, ou qualquer outro ornamento utilizado nos edifícios gregos e romanos. Mas mais do que construir utilizando estes elementos é necessário compreender as técnicas e padrões de construção para que o projeto alcance a "linguagem" clássica e racional de se construir harmonicamente.
O fato da arquitetura clássica como a imaginamos (enormes templos, com ornamentos decorativos exuberantes, etc) fazer-se presente até os dias de hoje, atravessando séculos de história, deve-se ao fato de suas formas e concepções integrarem tão bem a racionalidade e a elegância, dois elementos que não se deve perder em nenhum momento da arquitetura, mesmo em meio a tanta inovação tecnológica no quesito construção.
Em tempos modernos, era da tecnologia, séc. XXI, é comum encontrarmos elementos da arquitetura moderna em muitas construções aliás, na maioria delas. Mas podemos notar também que em muitas partes da cidade de São Paulo, ou em outras cidades brasileiras os elementos da arquitetura clássica se fazem presentes. Encontramos alguns prédios recém construídos que lembram claramente as características da arquitetura greco-romana. O Templo de Salomão, construído recentemente em São Paulo pode ser comparado ao Partenon, na Acrópole de Atenas.
No entanto não se trata apenas de construir utilizando colunas gregas, mas utilizando a racionalidade e a harmonia dos padrões clássicos. Esses requesitos não podem ser perdidos de maneira nenhuma, pois são essenciais para a boa arquitetura, seja ela clássica, moderna, ou qualquer outra era que ainda esteja por vir.
...