TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da arquitetura

Seminário: História da arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

A história da arquitetura tem um rompimento abrupto de linguagem na transição de estilo pré moderno para o modernismo. O modernismo amadureceu aos poucos com o conceito de banir os ornamentos e se basear na função dos edifícios como elemento principal do projeto. Com a liberdade dada pelo concreto armado e a introdução dos pre moldados ao mercado, os modernistas poderiam compor suas fachadas do modo que achassem adequadas ao projeto sem a preocupação de estruturar o edifício através dela. Somando-se isto a retirada dos ornamentos, percebe-se que a fachada esta complemente desligada da tipologia de uso e da historia.

Após isto , em contraposição ao modernismo , os pós modernistas tem como ponto de partida resgatar a historia , as vezes até de forma literal criando pastiches e arquiteturas descontextualizadas que tentam se contextualizar através de utilização de ornamentos do passado como o frontão.

É importante destacar nossa opinião quanto ao referido no texto sobre o pós modernismo. Em nossa opinião a arquitetura modernista veio com diversas linhas , dentre as quais algumas utilizavam o estilo internacional, outras abusavam do chamado “cubo de vidro” e outras levavam em conta o clima, contexto e uso – vide Capela de Ronchamp , e os edifícios com brise soleil de Le Corbusier. O pós modernismo , diferentemente do que foi dito no texto do Edson Mahfuz, também tem varias linhas diferentes de contestação, cujas quais ainda se baseiam em diferentes linhas do modernismo. Há linhas do pós modernismo que contestam a arquitetura internacional praticada por alguns modernos apenas exigindo mais contextualização, sem pastiche. Portanto , assim como aconteceu no modernismo, no pós modernismo também foi praticada arquitetura ruim, radicalizando a negação da antecessora, assim como também teve arquitetura de qualidade com contextualização adequada e boa utilização das novas tecnologias, vide Museu Pompidou.

Porem é fato que o pós modernismo teve grande importância ao levantar questões significativas em relação ao projeto, sua ligação com a cultura local, o passado e equilibrar os arquitetos em relação a isto, tirando-os da posição radical que o modernismo tinha ao negar o passado.

A conclusão a que chegamos é que ambos os movimentos acrescentaram a conceituação dos projetos levantando pontos fundamentais. Atualmente a base do projeto de arquitetura é a função, ideia formada pelo modernismo.Este projeto tambem deve ser pensado levando em conta o contexto , ponto levantado pelo pós modernismo.A soma dos dois conceitos culminou em uma arquitetura atual que apenas sugere e faz referencias ao passado de forma contemporânea. Acrescenta-se a isto a sustentabilidade que é mais do que necessária hoje em dia, devido as condições climáticas do planeta , para definirmos uma arquitetura atual com qualidade.

As fachadas seguem a mesma linha de raciocínio. Levando em conta a boa arquitetura que vem sendo acrescentada movimento após movimento, idéia após ideia, tecnologia após tecnologia.

Quando o fator cultural ou histórico for relevante , e o edifício ou programa se conectarem a ele, é interessante sugerir a historia na fachada através de materiais e através de linguagem contemporânea, sem a utilização de pastiches.

Portanto , concluímos que a fachada deve surgir a partir de fatores influentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com