INSTALAÇÕES PREDIAIS: ELÉTRICA E CABEAMENTO ESTRUTURADO
Por: Weslley Kaiser • 7/6/2017 • Seminário • 878 Palavras (4 Páginas) • 285 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS
ARQUITETURA E URBANISMO – CAMPUS ERECHIM
INSTALAÇÕES PREDIAIS: ELÉTRICA E CABEAMENTO ESTRUTURADO
TRABALHO SOBRE CABEAMENTO ESTRUTURADO
BRUNA LUCAS
DANIELLI MEZZALIRA
JOSIELE POLLON
WESLLEY KAISER
Erechim, 23 de Maio de 2017.
HISTÓRIA DO CABEAMENTO ESTRUTURADO
O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado surgiu como resposta a este avanço das telecomunicações com o objetivo de criar uma padronização do cabeamento instalado dentro de edifícios comerciais e residenciais independente das aplicações a serem utilizadas no mesmo. O cabeamento estruturado é uma evolução das tecnologias de redes dos anos 1980, período em que empresas de telecomunicações e computação como AT&T, DEC e IBM estavam em ascensão e investem na criação de seus próprios sistemas de cabeamento. Nos anos 1990, o cabeamento estruturado progride enormemente por meio da introdução do cabo de par trançado. Nesse sentido, a criação das normas EIA/TIA e ISO ajudam a padronizar cabos, conectores e procedimentos.
SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO
Um sistema de cabeamento estruturado nada mais é que uma infra-estrutura flexível que permite a utilização de diversas aplicações, como: dados, voz, imagem e controles prediais.
[pic 1]
O conceito de cabeamento estruturado consiste na disposição de uma rede de cabos, integrando todos os serviços acima citados e que pode ser facilmente redirecionada, promovendo um caminho de transmissão entre qualquer ponto da rede. Em um sistema projetado, as necessidades de todos os usuários podem ser obtidas com facilidade e flexibilidade. Visto que é no cabeamento onde se encontram 70% dos problemas da rede é necessário o projeto de cabeamento estruturado a fim de facilitar a manutenção, prolongando o tempo de vida do cabeamento, segue dois exemplos de uma rede de cabeamento:
[pic 2]
Um exemplo de cabeamento não projetado.
[pic 3]
E este é um projeto de cabeamento de um dos data centers da Google em Iowa (EUA)
A vantagem de se ter um projeto de cabeamento é muito clara, o projeto previne gastos futuros e desnecessários, também tornando muito mais fácil o trabalho de manutenção. Possui um elevado custo inicial, porém compensa a longo prazo.
[pic 4]
Um projeto coerente de cabeamento estruturado, permite uma vida útil muito longa, podendo chegar a mais de 15 anos segundo alguns fabricantes. A fins de comparação, em uma empresa, o cabeamento resiste a diversas trocas de hardware e software ao longo dos anos, podendo, se for bem projetado, durar muito mais tempo que o software e o hardware. Segue um gráfico da vida útil do cabeamento comparada aos outros sistemas em uma empresa:
[pic 5]
Dentre as vantagens de um sistema de cabeamento estruturado estão:
- Facilidade de mudanças de layout
- Pronto atendimento às demandas de comunicação dos usuários
- Um único cabeamento para diversas aplicações
- Integração de sistemas de controle através do cabeamento
ESTRUTURA DO SISTEMA DE CABEAMENTO ESTRUTURADO
A estrutura de um projeto de cabeamento estruturado consiste nos seguintes elementos:
- Entrada de telecomunicações
- Sala de Equipamentos
- Cabeamento vertical
- Armários de telecomunicações
- Cabeamento horizontal
- Área de trabalho.
Em um esquema simplificado, o projeto de cabeamento funciona desta forma:
Legenda[pic 6]
1-Entrada do Edifício
2-Sala de Equipamentos
3-Cabeação Backbone
4-Armário de Telecomunicações
5-Cabeação Horizontal
6- Área de Trabalho
ENTRADA DO EDIFÍCIO
As instalações de entrada no edifcício fornecem o ponto em que é feita a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento intra-edifício e consistem em cabos, equipamentos conectivos, dispositivos de proteção, equipamentos de transição e outros equipamentos necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos local.
SALA DE EQUIPAMENTOS
A sala é o local que abriga os equipamentos de telecomunicações, de conexão e instalações de aterramento e de proteção. Ela também contém a conexão cruzada principal ou a conexão secundária. É uma sala distinta do armário de telecomunicações devido à natureza ou complexidade dos equipamentos nela contidos. Todas as funções de um Armário de Telecomunicações podem ser atendidas por uma sala de equipamentos.
...