INTRODUÇÃO O DESENHO TÉCNICO
Por: Rodrigo Luiz • 24/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 185 Visualizações
3 – O DESENHO TÉCNICO
Desenho técnico é uma representação gráfica utilizada na engenharia civil e outras áreas que apresentam características como cortes, vistas e escalas. Não é nada mais do que a representação de objetos reais em vistas 2D. Dessa forma tem-se um modelo 2D de uma peça, mecanismo, circuito, construção ou até mesmo de um modelo 3D feito em CAD ou BIM. Ela é normatizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
PARA QUE SERVE?
Além de organização, o desenho também serve para documentação do projeto. Com ele a comunicação é mais fácil, viabilizando o trabalho em grupo e a colaboração de outras áreas da empresa. O desenho de um projeto pode ser consultado durante a execução de um projeto para ajustes ou depois da conclusão para verificar possíveis falhas. Além disso, futuras gerações de engenheiros podem identificar possíveis modificações para melhoria do projeto.
Para fins de identificação, os desenhos utilizados no setor da construção e edificação podem ser categorizados em três tipos principais: desenhos de anteprojeto, desenhos de projeto executivo e desenhos de fabricação.
3.1 – DESENHOS DE ANTEPROJETO
Esses desenhos servem, essencialmente, como exploração do projeto conceitual e como ferra- menta de comunicação entre o arquiteto e o cliente. Eles não são utilizados para a construção, mas para interpretar as necessidades e instruções do cliente, preparar estudos de funcionalidade, selecionar materiais, estimar custos preliminares e solicitar a aprovação preliminar das autoridades competentes. Eles também servem de base para os desenhos executivos finais.
As informações necessárias em um anteprojeto podem variar, mas de modo geral, são:
Plantas baixas – com especificações de cada ambiente
Plantas de cobertura
Plantas de cortes
Plantas de fachadas
Planta de localização do terreno
Planta de situação
No anteprojeto também se inicia os projetos complementares, que são o estrutural, hidrossanitário e elétrico, onde se inicia um trabalho em conjunto com outros profissionais.
3.2 – DESENHOS DE APRESENTAÇÃO
Esses desenhos são ferramentas de venda e normalmente consistem em perspectivas baseadas no conceito preliminar do projeto. Desenhos de apresentação são feitos para destacar as qualidades estéticas de um projeto e, além das perspectivas cônicas, podem incluir perspectivas isométricas, elevações e plantas baixas coloridas.
3.3 – DESENHOS DO PROJETO EXECUTIVO
Os desenhos do projeto executivo fazem parte do projeto executivo, onde trata-se de um conjunto de especificações e documentos necessários para que a obra possa ser iniciada. Esses desenhos são preparados pelo arquiteto, engenheiro e outros especialistas. Os desenhos do projeto executivo constituem instruções técnicas em formato gráfico, apresentando a dimensão, quantidade, localização e interações de elementos que formam a edificação, onde fornecem todas as informações necessárias sobre o projeto.
Licença e alvarás para edificação
Os desenhos técnicos finalizados devem ser à secretaria de obras municipal para garantir que o projeto proposto está de acordo com todas as exigências das agências de regulação. Quase todas as novas construções (comerciais, civis, industriais, etc.) e reformas necessitam de uma licença para edificação. Para obter uma licença, é necessária a apresentação do jogo completo de plantas do projeto executivo.
Um jogo completo de desenhos do projeto executivo pode ser grande – 30 desenhos ou mais –, ou pequeno – de 10 a 15 desenhos –, dependendo do tamanho e natureza do projeto.
Os desenhos do projeto executivo são considerados documentos legais. Todos os envolvidos no projeto – proprietário, arquiteto/engenheiro e empreiteiro – utilizam esses desenhos como fonte de informação. Mas, para que se possa produzir um jogo completo de desenhos do proje- to executivo, são necessários conhecimentos sobre desenhos e técnicas de construção.
Segue um checklist de um Projeto Executivo:
- Planta de Localização e Situação;
- Planta Baixa de Layout;
- Planta Esquema Sistemas Hidráulico e Elétrico;
- Planta de Forro;
- Planta de Acabamentos e Isolamentos;
- Planta de Paginação de Piso;
- Planta de Decoração;
- Planta de Paisagismo e Pavimentação Externa;
- Elevações;
- Cortes longitudinais, transversais e seções parciais;
- Quadro geral de áreas.
- Orçamento de Projeto;
- Plano de Urbanização;
- Plano de Construção e Reforma;
- Plano de Instalação de Obras;
- Plano de Sondagem e Terraplanagem;
- Plano de Drenagem;
- Plano de Infraestrutura e Superestrutura;
- Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio;
- Estudos de Acessibilidades;
- Plano de Circulações Verticais;
- Plano de Climatização e Exaustão;
- Plano de Sistema de Segurança;
- Plano de Comunicação e Lógica;
- Plano de Sinalizações;
- Planta de Construção e Demolição;
- Planta Estrutural;
- Planta Elétrica;
- Planta Hidráulica;
- Planta Sanitária;
- Planta Luminotécnica;
- Detalhes revestimentos, vedações, impermeabilizações, esquadrias e outros;
- Quadro de cargas;
- Cronograma de execuções e serviços complementares;
- Memoriais Descritivos.
Identificamos que durante todo o processo é realizado diversos tipos de desenhos técnicos para determinar a gestão, controle e qualidade do projeto que será executado.
...