Introdução à História da Arquitetura
Por: Alice Sousa • 16/2/2019 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
FICHA DE LEITURA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Introdução à história da arquitetura;
Ecletismo e Industrialização;
Cap.21. Escalas e Cenografias Barrocas e Cap.22 A cidade no século XIX;
ARGUMENTO CENTRAL DO TEXTO
O capítulo 21 e 22 do livro introdução a história da arquitetura, em seu início fala sobre dá importância que a revolução industrial foi para os desenvolvimentos das cidades, fala do começo das ideias liberais que ocorreram, das maquinas e sua importância para o crescimento das grandes cidades e o quando elas evoluíram durante a revolução.
RESUMO
Logo no início do capitulo diz o quanto a revolução indústria foi importante, em geral e tendo como especifico no texto a arquitetura pois com a chegada de novas tecnologia a mesma teve que passar por diversos desafios obrigando a redefinir o seu campo de atuação.
No texto diz sobre o surgimento do ferro que foi adquirido como elemento estrutural e compositivo e com ele se deu a inicialização de quiosque ou estufas tendo assim a inicialização de edificações transparente que foram muito adequado para locais comerciais da burguesia. O ferro foi então o símbolo da época e o meio de sua expressão arquitetônicas.
A cidade industrial do século XIX, será o novo tipo de cidade gerada pela revolução industrial sendo que umas das mudanças muito importante foi o aumento demográfico onde a quantidade habitacional onde sé torna cerca de duas vezes maior.
Um dos fatores que levaram a esse número exorbitante da população foi a migração das famílias do campo para a cidade. Ouve casos nas cidades norte-americanas onde eram simples aldeias e passaram a se tornar metrópoles; isso tudo ocorreram em menos de um século.
Em consequência com os contrastes entre os bairros representativo da burguesia e das áreas industriais e assim dão o início a construções das favelas que são o que fazem da cidade do século XIX ser dividida.
CITAÇÕES
Citação 01 (página 205)
“A primeira resposta a esse desafio é a arquitetura do ferro, assim chamada pela relevância que este material adquire como elemento estrutural e compositivo.”
Comentário 01
Nesse trecho do texto, mostra a chegada do ferro, na revolução industrial, assim mostra que foi um dos principais elementos na arquitetura na época, pois assim possibitaria a criação de novos modelos de edificações como as transparentes que foi bastante utilizada comercio na burguesia.
Citação 02 (página 210)
“[...] e as favelas ou bairro degradados do proletariado, que fazem da cidade do século XIX uma cidade dividida.”
Comentário 02
Nessa citação retirada do texto, mostra o início das divisões das cidades onde os proletariados fazem parte também, onde começam a divisão entre os bairros da burguesia e os pobres; no texto descreve claramente as cidades da contemporaneidade.
...