Método de Baker
Por: Marcella Barros • 15/8/2018 • Seminário • 700 Palavras (3 Páginas) • 886 Visualizações
MÉTODO DE BAKER
Colégio Nordahl Grieg/ LINK arkitektur
CONTEXTO-
Localização- Bergen, Noruega
Cliente- Município do Condado de Hordaland, Noruega
Contexto - Suburbano
ICONOLOGIA-
O principal objetivo era criar uma escola moderna, voltada para o futuro, oferecendo oportunidades de desenvolvimento que também levassem em conta os desafios do amanhã. Ao mesmo tempo, a ênfase foi colocada na criação de uma escola funcional e bonita, um bom lugar para estudantes e professores. Além disso, era importante dar aos edifícios uma generalidade funcional na qual as necessidades em mudança da escola pudessem se desenvolver.
Desenho universal: O projeto focou desde o início no design universal, com acessibilidade para todos os grupos. Não deve ser necessário que pessoas com deficiências físicas se afastem de todos quando se deslocam pela escola. O ensino secundário de Nordahl Grieg também é um centro para pessoas com deficiência auditiva.
Expressão arquitetônica: A arquitetura do prédio reflete os usuários para os quais foi projetado. Representa a energia da juventude, o dinamismo, a autoconsciência, a cor, a saúde e os desafios.
IDENTIDADE-
Ano do projeto: 2010
No início de 2006, o Conselho do Condado de Hordaland organizou uma competição de arquitetura para projetar uma nova escola secundária no distrito de Sørås em Bergen. O projeto do Colégio Nordahl Grieg é o resultado da premiação vencedora do concurso da EEA. A escola foi completada em 2010.
Ao oferecer uma variedade de funções públicas, o projeto contribui para a comunidade do entorno. Sua arquitetura desafia a tradição de construção vizinha de maneira positiva. Enquanto o edifício representa uma das escolas mais contemporâneas da Noruega, todas as suas características contribuem para um desenvolvimento construtivo do município local.
SIGNIFICADO DO USO-
Área: 14.000 m²
As áreas internas e externas do colégio são projetadas para permitir acesso e uso universal, e proporcionar para uma capacidade de até 800 alunos uma variedade de espaços para estudo, relaxamento, celebração e prática de esportes
O edifício consiste de dois grandes volumes posicionados em conjunto, com as instalações esportivas num deles e a parte educacional no outro.
O hall de entrada é a nave central que conecta diferentes salas comuns e de estudo. Projetada como uma paisagem em três níveis, oferece uma série de áreas de encontro e de estudo internas que podem também ser utilizadas em festas, concertos, teatros e encontros da escola.
A estrutura de circulação é de fácil leitura e o layout da área de ensino é bastante flexível para diferentes abordagens pedagógicas. As áreas comuns podem ser alugadas individualmente.
As salas da estrutura de três andares são divididas por cor - uma boa sugestão visual para facilitar a identificação - e abrigam tanto salas de aula quanto instalações extracurriculares.
O
...