O CLIMA NO BRASIL
Por: maxlaurentino • 3/4/2018 • Trabalho acadêmico • 610 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
UNIT – CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
ARQUITETURA E URBANISMO
CARLOS ALBERTO SANTOS
GABRIELLA FIGUEIRÊDO CALADO
JOSIALDO FERREIRA
KALINE MOTA
KLAYANNE SÁTIRO XAVIER
MAXWELL SILVA
NIVIA PRISCYLLA FRANÇA
ARQUITETURA E O CLIMA
Maceió
2017
CARLOS ALBERTO SANTOS
GABRIELLA FIGUEIRÊDO CALADO
JOSIALDO FERREIRA
KALINE MOTA
KLAYANNE SÁTIRO XAVIER
MAXWELL SILVA
NIVIA PRISCYLLA FRANÇA
ARQUITETURA E O CLIMA
[pic 1]
Maceió
2017
CLIMA NO BRASIL
No Brasil, existe três climas predominantes: Tropical úmido, caracterizado por ser quente, porém chuvoso, com muita vegetação e baixa variação de temperatura entre dia e noite; tropical seco, com temperaturas elevadas durante o ano, pouca agricultura e bastante criação de gado, alta insolação e escassez de chuva; temperado, com verão moderado e inverno frio
ERGONOMIA E O CLIMA
O conhecimento sobre o clima é importantíssimo para elaborar qualquer tipo de projeto. A arquitetura bioclimática visa a estruturação do projeto arquitetônico de acordo com as características bioclimáticas de cada local; assim, consegue-se aumentar a eficiência energética das construções e reduzir os impactos ambientas destas. Além de que as edificações que consideram o clima local proporcionam mais conforto aos usuários e uma diminuição no gasto de energia.
Um local de trabalho, seja um escritório, uma fábrica, um banco, deve ser sadio e agradável. O homem precisa encontrar aí condições capazes de lhe proporcionar o máximo de proteção e, ao mesmo tempo, satisfação no trabalho. Durante o trabalho, qualquer que seja a organização, todo o corpo do homem é submetido à condicionantes, segundo as atividades que o homem desenvolve e as condições ambientais e organizacionais, dentro das quais ele se encontra, seus diferentes sistemas, aparelhos e órgãos do corpo, são solicitados e funcionam diferentemente.
Para que o clima do ambiente de trabalho seja considerado confortável, devemos atentar para quatro elementos: temperatura do ar, temperatura radiante, velocidade do ar e umidade relativa do ar.
Além disso, não devemos esquecer que o tipo de atividade e o vestuário utilizado são elementos relevantes. Algumas atividades são realizadas sob temperaturas extremas, seja em câmaras frigoríficas ou próximas a fornos. Sendo assim, faz-se necessário cuidados especiais para se evitar congelamento ou queimaduras principalmente do rosto e das mãos. Sem esses cuidados importantes, deve-se reduzir o tempo de exposição ao frio ou ao calor.
A temperatura normal do corpo humano é de aproximadamente 37°C. Para mantê-la o corpo humano possui mecanismos homeostáticos de regulagem, o tempo de exposição ao calor ou ao frio devem ser controlados para não causar hiper ou hipotermia. O clima desfavorável afeta diretamente o individuo, causando indisposição, fadiga e acidentes, além de diminuir significativamente a sua eficiência. Quando somos submetidos a temperaturas muito baixas ocorre a redução do fluxo sanguíneo, causando tremor, já em temperaturas mais elevadas a produção de suor e fluxo sanguíneo aumentam, causando moleza.
...