O Campo de Futsal
Por: mara12345678 • 15/3/2021 • Relatório de pesquisa • 906 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
1.1Com base no exemplo citado, expõe a importância dos valores.
Os valores, são fundamentos morais espirituais de consciência humana, estes são hierarquizáveis e orientam o ser humano no mundo, condicionando as suas opiniões, escolhas e afeições.
Há valores estéticos, éticos, religiosos, entre outros, é através deles que avaliamos as pessoas e classificamos coisas como boas ou más. Os valores ajudam-nos a definir como justa ou injusta qualquer ação ou acontecimento, sendo caracterizados por apresentarem bipolarização.
Embora sejam relativos à pessoa e à cultura, os valores são em grande parte responsáveis pela manutenção da ordem entre as pessoas, não é difícil imaginar em que situação no mundo nos encontraríamos atualmente caso o homem ignorasse as leis formuladas a partir dos conceitos de ética e moralidade. O facto de os valores serem históricos e socialmente determinados não nos pode fazer esquecer de que cada sociedade e país é composto por pessoas diferentes entre si, estas não diferem somente em função das suas personalidades singulares, como também sob os valores que acreditam e guiam as suas ações.
Será correto punir alguém pela prática de uma ação que vai contra os meus valores e ideais? É moralmente admissível privar alguém da sua liberdade de expressão? É humano tratar alguém desumanamente, proporcionando-lhe dor e sofrimento?
É certo que os valores têm uma marca de cultura, mas que tipo de valores aplico quando condeno alguém a tão triste sofrimento, inibindo-o de ter direito à sua liberdade de expressão e escolha.
Em síntese, os valores são importantíssimos não só com um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, mas também uma forma de incutir respeito à vida, à nossa e à de quem nos rodeia.
1.2A partir do documento, esclarece o que se entende por polaridade e hierarquização dos valores.
A polaridade descreve que os valores podem ser apresentados ao ser humano como positivos ou negativos.
Preferimos e opomos a verdade à mentira, a justiça à injustiça, o bem ao mal, a generosidade às coisas mesquinhas… A palavra valor costuma apenas ser aplicada num sentido positivo, contudo, o valor abrange tudo aquilo sobre o que recaia o ato, valor é tanto o bem, como o mal, o justo como injusto.
Os valores pelo qual o tribunal se baseou, condenando Raif Badawi a dez anos de prisão, 1000 chicotadas, dez anos sem poder sair do país e uma multa de cerca de 200 mil euros, opõem-se, por exemplo, aos valores da Amnistia Internacional que tinha ideais diferentes, considerando o veredito “escandaloso” e insistindo com as autoridades de forma a que estas anulassem a decisão.
Assim, não pode existir um valor que seja “só”, todo valor tem seu contravalor negativo ou positivo.
A hierarquização descreve que cada pessoa estabelece uma escala de valores, de acordo com as preferências. A hierarquização dos valores associa-se às prioridades que cada pessoa dá a um determinado valor, dependendo da circunstância em que se encontra.
Quem condenou Raif Badawi pelas suas ações, decidiu por bem, priorizar talvez valores mais ligados à conservação e às tradições praticadas no Islão, considerando que o valor da liberdade não deveria ser prioritário. Contrariamente a estas, houve pessoas que mostraram o seu desagrado e inquietação perante tal acontecimento, visto que, de acordo com as preferências da sua escala de valores, a punição a Raif por ter “desrespeitado o Islão” foi para estes, imoral e indigna, defendendo que Raif deveria assim ter direito a expressar o que lhe é inquietante na sociedade saudita, sem que fosse julgado.
...