O Conceito de Sustentabilidade
Por: brenda.silva20 • 5/3/2020 • Trabalho acadêmico • 473 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
O conceito de sustentabilidade
O Instituto Mundo Árabe, de Jean Nouvel, possui a fachada revestida com peças em formato de diafragma. Estas criam diferentes condições de iluminação e protegem contra o sol O Pavilhão Britânico da EXPO'92, de Nicholas Grimshaw, possui uma cascata que faz com que o edifício consuma apenas 1/4 (um quarto) da energia que seria necessária se fosse climatizado artificialmente. No edifício de Hong-Kong and Shangai Bank, de Norman Foster, o uso da iluminação natural também é bastante explorado. O prédio possui um átrio central que capta e distribui a luz solar para o interior. Isso faz com que o consumo de energia para iluminação artificial seja reduzido. BedZED , de Bill Dunter, é um conjunto de habitações que inclui escritórios e residências. O projeto utiliza de técnicas como painéis fotovoltaicos, materiais reciclados, desenho solar passivo, uso racional de água, ventilação vertical natural e o tratamento de esgoto é feito através de zonas de raízes. Nessa comunidade também e proibida a posse de automóveis convencionais e há incentivo ao aluguel em uma locadora local ou ao uso de carros elétricos. O Hockerton Housing, da HHP Architects, explora vários conceitos da sustentabilidade. Além do projeto consistir em casas com aproveitamento da inércia da Terra, todas as coberturas possuem vidros duplos para isolamento térmico. A comunidade reaproveita a água das chuvas e os moradores consomem alimentos produzidos por eles mesmos. Também independem da rede elétrica local, pois possuem dois geradores eólicos de energia.
Após muitos conceitos criados, alterados e excluídos, a ONU resolveu realizar uma conferência com o tema de desenvolvimento sustentável. Onde focaram em desenvolver construções sustentáveis no presente, de forma que tenha a mesma eficiência no futuro. O protocolo de Montereal em 1987, acabou por discutir fatos importantes, como o empobrecimento da camada de ozônio na atmosfera. Já o protocolo de Kyoto, em 1922, procurou estabelecer metas de redução de CO² em edifícios a construir e já construídos, chegando em uma redução de até 40% em construções novas e 15% em antigas. O CIB5 em 1999 englobou em seus planos de ação medidas para que haja redução significativa de impactos negativos na natureza através da mudança na forma com que os edifícios são projetados. O século XX foi bastante importante para a arquitetura, pelo trecho "hoje o panorama arquitetônico é jovem e pluralista" é possível entender que a arquitetura atual se trata de algo misto e moderno, levando em consideração a eficiência energética e o conforto ambiental. Abaixo serão citados alguns exemplos da arquitetura contemporânea:
Esses e vários outros projetos fazem com que haja a sustentabilidade dentro da arquitetura, seja ela moderna ou não, sempre há uma maneira de torná-la menos ofensiva à natureza. Sem contar que o ar fresco e a luz natural são ótimos aliados para nossa saúde, ainda mais quando se trata de pessoas que trabalham horas fechados em escritórios.
...