O Concreto
Por: Lídia Mara • 24/2/2019 • Trabalho acadêmico • 250 Palavras (1 Páginas) • 143 Visualizações
concreto ciclópico
Utilização de materiais volumosos e baratos – as pedras – que conferem volume à mistura e reduzem a quantidade de ligante, material mais caro da mistura.
No concreto ciclópico, o concreto não é utilizado apenas para ligar as pedras, mas é parte integrante e fundamental da estrutura. Logo, a proporção de concreto e de pedras no concreto ciclópico tende a ser mais equilibrada.
Contudo, sua execução demanda diversos cuidados para evitar o surgimento de patologias. O controle tecnológico do concreto é o mesmo para os concretos convencionais e as proporções entre concreto e pedras de mão. Sua aplicação é justificada em peças de grandes dimensões e com maquinário específico, pois em pequenas obras pode gerar problemas de recebimento, armazenamento, transporte interno, aplicação e controle das dosagens. O concreto ciclópico teve origem na Grécia antiga, onde foram erguidos fortes com blocos de pedra gigantes – colocados uns sobre os outros, sem argamassa. O nome ciclópico se da em referência a criaturas místicas, os gregos acreditavam que somente seres gigantes de um olho só, poderiam ser fortes o suficiente para manipular grandes blocos.
Este concreto nada mais é, que a adição de pedras com grande granulometria, denominadas matacão ou pedra de mão, ao concreto pronto (adição de cimento, água, areia e brita) dando origem a grandes estruturas. Embora a tecnologia relacionada ao concreto tenha avançado esse tipo de estrutura é bastante utilizada até os dias de hoje. Tendo aplicação em barragens, contenções, fundações, muros de arrimo, entre outras.
...