O Concreto Translúcido
Por: Jaqueline Telito Hornes • 24/10/2021 • Projeto de pesquisa • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 119 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Rio Grande
Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios
Projeto de Pesquisa
Metodologia Científica
JAQUELINE HORNES
CONCRETO TRANSLÚCIDO
RIO GRANDE
2021
- INTRODUÇÃO
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo composto basicamente por uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia) e água; embora aditivos e adições, possam ser acrescentados para se obter um concreto com características especiais para atender determinadas especificações e/ou aumentar sua durabilidade e resistência.
- OBJETIVOS GERAIS
Entender mais sobre a utilização do concreto translucido, buscando como entre esses produtos diferenciados, assim podemos citar o concreto com adição de fibra de vidro, concreto polímero e o concreto translúcido que é o foco de nosso trabalho.
Concreto com adição de fibra de vidro: (finíssimos filamentos de vidro altamente flexíveis) que lhe confere mais leveza e flexibilidade. É bastante utilizado no Brasil. Possui uma vasta aplicação na Indústria de pré-fabricados em concreto e na Construção Civil. Estes podem assim ser utilizados em painéis de fachada, canais, reservatórios, pavimentos industriais, boias marítimas, blocos, cabines telefônicas, módulos para postos de transformação, barreiras acústicas, chapas onduladas para coberturas, grelhas decorativas, aduelas para túneis, etc., são largamente utilizados no Brasil
Concreto polímero: Basicamente é um concreto no qual, durante a mistura, é adicionado um monômetro (unidade básica dos polímeros); ou seja, esse concreto é um material cujo aglomerante é formado por dois componentes ativos – cimento Portland (com os agregados areia e pedrisco) e uma dispersão polimérica em água, como o látex SBR ou uma emulsão de éster poliacrílico, adquirindo assim, as seguintes características:
– Elevada aderência nos pontos de ligamento entre um concreto pré-existente e um concreto novo, nos casos de recuperação estrutural;
– Resistência química e à abrasão (tráfego de pedestres);
– Resistência à flexão e tração;
– Permeabilidade e módulo de elasticidade reduzido;
– Excelente propriedade dielétrica;
– Baixa porosidade e absorção de água;
– Resistência a gelo/degelo.
Concreto translúcido: A primeira imagem que vem à cabeça, quando se fala em concreto, é aquela de um material pesado feito de brita, areia cimento e água; mas como vimos acima, existem várias implementações, já que novas “fórmulas” de concreto estão sendo desenvolvidas e aplicadas, diversificando e reforçando suas características principais (tanto no concreto estrutural como no não estrutural) ou ainda elevando o seu padrão e valor arquitetônico, como é o caso do concreto translúcido, que também pode ser chamado de concreto transparente devido a taxa de transparência de até 70%, que pode alcançar (fig.01). Este concreto específico, é que é o foco do trabalho, ora apresentado.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Após uma breve introdução do que é o concreto translúcido e outros tipos, abordarei a seguir como foi desenvolvido e por quem o produto foi criado, sua fórmula básica, características, vantagens e desvantagens.
2.1 O produto
O concreto translúcido ou transparente, foi desenvolvido em 2001, pelo arquiteto húngaro Aron Losonczi (com a idade 23 anos), que o patenteou e iniciou a comercialização da tecnologia em 2004/2005 na Suécia, sob a marca de Litracon (Light-Transmitting Concrete). Não sendo à toa, portanto, que a Hungria esteja entre os países que mais exportam peças de concreto translúcido. O material também está consolidado industrialmente em países como Alemanha, Áustria e República Checa. O conceito atual pode usar outros polímeros no lugar de fibras óticas, o que facilita a industrialização e comercialização do referido produto.
O diferencial principal do concreto translúcido, e o que lhe confere a transparência, é o fato de que no conceito original, que é o que vamos abordar a partir de agora, ele é entremeado de fibras óticas, que interligam duas faces opostas do bloco a ser produzido. Dessa maneira, podemos perceber que a espessura entre as duas faces interligadas pelas fibras óticas, não é o fator limitante da transparência da peça produzida, já que a luminosidade é transmitida diretamente de um lado para o outro, pelo núcleo (vidro ou plástico) da fibra ótica (como em um túnel). Assim, o limite da transparência (70%) é técnico (sem considerar o custo), pois a resistência (principalmente na compressão) do bloco é inversamente proporcional à quantidade de fibras adicionadas ao produto (fig.02).
2.2 A fórmula básica (componentes)
Segundo a LitraCon, que comprou a patente de Losonczi e passou a fabricá-lo, o produto é composto por 4% a 5% de fibras ópticas e 95% a 96% de concreto, com as seguintes característica na composição:
- Cimento portland comum;
- Areia fina <= 1,8mm
- Pedrisco <= 10,0 mm
- Água isenta de impurezas, álcalis, ácidos e óleos;
- Fibra de vidro de 2 microns a 2 mm;
2.3 Construção do bloco ou painel translúcido
Devido ao processo de colocação das fibras óticas para que ocorra transferência de luz através da parede, o concreto não pode ser misturado, portanto o produto final é um bloco (fig.03) ou painel pré-moldado.
...