O Desenho Arquitetônico
Por: brunobsk • 15/5/2015 • Artigo • 412 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Olá, alunos!
Chegamos ao final do componente Desenho Técnico, aproveito a oportunidade para parabenizar o esforço e a dedicação de cada um de vocês durante este período.
Então, vamos à nossa última atividade?
Nosso país já presenciou diversos incêndios em prédios públicos e particulares, infelizmente em muitos destes, além do dano material, ocorreram danos à vida humana, pois diversas pessoas faleceram. Como exemplo, o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, uma das maiores tragédias já vistas.
Então, através do conteúdo desta semana, percebemos como o desenho técnico auxilia em diversas atividades do TST. Dentre elas, destaco o Plano de Prevenção de Combate a Incêndios (PPCI).
E falando em PPCI, sempre que ocorre um incêndio a mídia traz à tona uma triste realidade, a maioria dos prédios não possui PPCI, principalmente aqueles onde circulam centenas, e quem sabe até milhares, de pessoas, como: estádios de futebol, casas noturnas, museus, teatros, cinemas, shoppings, mercados, indústrias, empresas e casas de eventos.
O primeiro passo desta atividade consiste em realizar a leitura das reportagens abaixo, que retratam dois incêndios.
<http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/11/fogo-atinge-auditorio-do-memorial-da-america-latina-na-zona-oeste-de-sp.html>.
<http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/07/mercado-publico-nunca-teve-ppci-diz-corpo-de-bombeiros.html>.
Em seguida, faça uma análise crítica, ou seja, um texto com no mínimo dez linhas com a sua opinião sobre os referidos casos e a importância da apresentação do PPCI para o Corpo de Bombeiros e sua aprovação.
Apesar de terem sido duas grandes tragédias na história do país. Os dois casos trouxeram uma maior atenção para uma questão muito importante nas edificações. O PPCI. Por muito tempo quase ignorado, o PPCI após as tragédias, parece ter ressuscitado. A fiscalização, muito influenciado pela mídia, tem se intensificado e tornou-se rigorosa.
É muito importante que seja mesmo. Vidas humanas estão em risco. E esse risco pode sim ser amenizado, e muito, com um plano de prevenção contra incêndios. Este plano deve ser homologado pelos bombeiros que tem a responsabilidade de assegurar a prevenção adequada para o local em destaque. No caso da boate Kiss, ficou clara a falha nas normas mínimas de segurança. Desde a edificação: estrutura física (portas de emergência, espuma do teto, exaustão, etc), até a normas de segurança básicas: tais como o fato do músico usar efeitos pirotécnicos repetidamente, como foi mostrado no decorrer do processo, em shows anteriores a noite da tragédia. Uso esse incorreto em locais fechados e com pé direito limitado.
Portanto eventos trágicos como este também ensinam e devemos aprender com eles. Buscar melhorias, ajustar os erros e elaborar planos preventivos eficazes.
...