O ESTÁGIO SUPERVISIONADO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Suelen Saija • 28/11/2022 • Trabalho acadêmico • 10.714 Palavras (43 Páginas) • 150 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTER NARDELLI VRONSKI DIRKSEN
Rio do Oeste
Dezembro de 2010
Sumario
Introdução 3
Capítulo 2 4
Aproximação com a escola e levantamento de dados 4
Capítulo 3 10
Estudo do tema 10
GEOMETRIA 10
Capítulo 4 15
Relato de Observação 15
Capítulo 5 17
Projeto de Ensino 17
Planos de Aula e Diário de Bordo 17
Ponto de Reflexão 40
O uso de material concreto para auxiliar no aprendizado 40
Capítulo 7 42
Conclusão 42
Capítulo 8 44
Referências Bibliográficas 44
Anexos 46
Capítulo 1
Introdução
A matemática é uma ciência exata, organizada e sistematizada que envolve todo o conteúdo necessário para a decodificação e elucidação dos problemas inerentes as relações lógicas entre os objetos, e o meio de instrumento valioso na explicação de problemas científicos de modo geral.
Ensinar matemática não é apenas mostrar como ela é apresentada hoje, é necessário revelar sua história, mostrando que os conteúdos matemáticos não surgiram como uma mágica, que eles foram surgindo devido à necessidade humana de resolver problemas do seu cotidiano.
Com base nisso, desenvolvi o projeto de estágio “A GEOMETRIA EM NOSSA VIDA”, que é prérequisito da disciplina de Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância, da Universidade Federal de Santa Catarina, supervisionado pela Professora Jussara Brigo; com o intuito de que os alunos da quinta série da E E B Exp. Mário Nardelli de Rio do Oeste, pudessem perceber que em qualquer lugar que estamos ou vamos e que qualquer coisa que estamos fazendo a geometria está nos acompanhando, bem como a verificação da utilização de conceitos geométricos no cotidiano.
Os conteúdos eram socializados de forma expositiva e sempre relacionados com o cotidiano dos alunos de forma prática e concreta com o objetivo de estar proporcionando ao aluno a futura utilização do raciocínio abstrato, bem como foi colocado em prática alguns conceitos que poderão ser úteis no dia a dia de dos alunos, como pode ser verificado no plano de ensino.
Este trabalho também contempla um breve histórico sobre o surgimento da geometria, da escola onde foi aplicado o projeto e um ponto de reflexão sobre a importância do material concreto para um bom aprendizado.
Capítulo 2
Aproximação com a escola e levantamento de dados
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
O estágio curricular supervisionado será realizado nas dependências da Escola de Educação Básico Expedicionário Mario Nardelli, situada à Rua Irmã Lilia, 203, Bairro Jardim das Hortênsias, CEP: 89180-000, Rio do Oeste, SC.
Fone: 047 3543 0101;
E-MAIL: eebemn@sed.sc.gov.br;
FLOG: eebexpmarionardelli.myflog.com.br
HISTÓRICO
Em 1º de Agosto de 1956, com a fusão de algumas escolas estaduais isoladas localizadas próximas à sede da pequena cidade de Rio do Oeste, instalou-se o Grupo Escolar Expedicionário Mário Nardelli, recebendo este nome em homenagem a uma excombatente integrante da Força Expedicionária Brasileira, que lutou durante a segunda Guerra Mundial e morreu no Monte Castelo na Itália.
No dia 05 de Abril de 1972 através do Decreto Nº 15 foi criada a Escola Básica Expedicionário Mário Nardelli, unificando desta forma o ensino da rede estadual na sede do município de Rio do Oeste.
No ano de 1985 foi adquirido pelo governo do estado os prédios do antigo Colégio Pio XII, pertencente às Irmãs Missionárias da Consolata, onde até então o ensino médio era mantido pela congregação como ensino particular.
Nesse mesmo ano é criado o Colégio Estadual Expedicionário Mário Nardelli com Ensino Fundamental e Médio.
Em 28 de março de 2000 conforme portaria E/017/00, passou a designar-se Escola de Educação Básica Expedicionário Mário Nardelli.
No ano de 2003 foi implantada a Escola Pública Integrada (EPI) que determinou uma nova era para Rio do Oeste, onde os alunos que frequentam as séries iniciais, em período contrario ao do ensino regular permanecem na escola das 7h30’ até às 17h15’. A EPI oferece dentro de seu currículo atividades de dança, música, coral, horta, língua espanhola e italiana, poesia e leitura, jogos matemáticos e recreação.
ATUALIDADE
A realização do acolhimento e da socialização dos alunos pressupõe o enraizamento da escola na comunidade. A interação entre equipes escolar, alunos, pais e outros agentes educativos possibilita a construção de projetos que visam a melhorar e completar a formação do aluno. A separação entre escola e comunidade fica demarcada pelas atribuições e responsabilidades e não pela realização de um projeto comum. O relacionamento contínuo e flexível com a comunidade favorece a compreensão dos fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos que se expressam no ambiente escolar. O relacionamento entre escola e comunidade pode ainda ser intensificado, quando há integração dos diversos espaços educacionais que existem na sociedade, tendo como objetivo criar ambientes culturais diversificados que contribuam para o conhecimento e para a aprendizagem do convívio social. A escola mantém uma parceria com a CRAVIL (Cooperativa Regional do Alto Vale do Itajaí), desenvolvendo o COOPERJOVEM implantado a partir de 2005 e que tem como objetivo principal exercitar o cooperativismo. Com este programa os professores são capacitados em cursos específicos para as atividades de cooperação/cooperativismo, para que possam orientar os alunos.
...