O Estefano Turok
Por: Oresya Verbiski • 6/3/2022 • Seminário • 287 Palavras (2 Páginas) • 118 Visualizações
A praça foi desenvolvida aplicando-se caminhos e formas irregulares de modo a dar maior naturalidade ao espaço, aplicando-se intervenções mínimas, imitando a natureza. Considerando que Guarapuava é uma cidade fria, foi adotado um mix de flores que possuem boa resistência ao fria e ao mesmo tempo trazem vida e cor a praça.
Como destaque, foi projetado uma espécie de portal no espaço superior a ser desenvolvido na forma de um portão, em três arcos hierarquizados, sendo o maior ao centro. A estrutura permite o recobrimento com glicínias, dando um charme ao local, tornando-o único, além de abafar os ruídos do entorno. Seguindo o mesmo conceito, os pontos de ônibus também receberam arcos com glicinas, melhorando a experiência dos usuários de ônibus.
Ao centro inserida uma fonte com uma estatueta, trazendo o barulho de água da natureza e contribuindo com a umidade e sensação de calor nos dias quentes.
Para projeção de sombra, foram inseridas árvores do tipo ginkgo que contribuem com a beleza do local, além de serem caducifólias, permitindo que o calor e a luz solar no inverno incidam diretamente sobre as flores e pessoas que utilizam os espaços. Na frente dos bancos existem áreas de gramados que permitem encontros e piqueniques com certa privacidade, uma vez que cada espaço é delimitado por flores.
Além disso, para melhorar a experiência dos usuários foram previstas passagens elevadas que contribuirão com a redução de ruídos, acessos PNE que permitirão o livre e fácil acesso a todos cidadãos e diversas lixeiras espalhadas.
Por fim, foram inseridas três tipos de iluminação de modo a tornar um local seguro que pode ser utilizado a noite. Postes altos foram inseridos no entorno, médios no meio dos jardins e pontos de luz no chão iluminando os caminhos.
...