O Método Patrimônio Cultural
Por: Ewerton27 • 6/5/2020 • Resenha • 599 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIP - Arquitetura e Urbanismo 29/03/2020
TRP- Técnicas Retrospectivas – Projeto
Prof. Lígia Beatriz Mauá
Aluno: Ewerton Retti RA: C92CAB-8
Resenha Resumo:
METODOLOGIA PARA A IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Virgínia Pontual, Sílvio Zancheti, Anna Elizabeth Lago, Flaviana Lira, Magna Milfont, Mônica Harchambois, Renata Cabral, Rosane Piccolo. Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - Olinda 2008.
Este estudo abrange métodos para identificar e autenticar patrimônios culturais, através de processos investigativos. Os processos nos levam a conferir o valor a um patrimônio cultural, seja material ou imaterial. Através dos estudos históricos, história oral e planejamento interpretativo, como também estudos dos procedimentos de classificação e tombamento patrimonial cultural.
Os estudos históricos permitem construir uma narrativa, identificando a identidade do lugar e da memória coletiva. Através de documentos, bibliografias e iconografias, são recompostas a identidade local, a memória e a transformação física sofrida pelo lugar. A história oral é fundamental para emersão de um conjunto de lembranças a quais se tornam significativas para o contexto, tornando categorias de memória que se enraízam no concreto, no espaço, na imagem, no objeto.
Planejamento interpretativo vem sendo fundamental para gerenciar e promover o patrimônio cultural, esse recurso possibilita o turismo e a preservação, harmonizando as relações entre a comunidade, visitantes e o meio ambiente. Na interpretação, acrescentando valor a experiência, dando informação que gera valores culturais e ambientais, realçando dimensão socioeconômicas, históricas, ecológicas e arquitetônicas. Conectando temas do passado com o presente e o futuro.
Os procedimentos adotados da classificação e do tombamento do patrimônio cultural, são realizados pelas instituições responsáveis de salvaguarda, tanto na esfera nacional (IPHAN) como na internacional (UNESCO), por iniciativas individuais e julgamentos subjetivos de técnicos. Baseados em convenção elaborada pela UNESCO, com o objetivo estabelecer um sistema efetivo de proteção coletiva do patrimônio cultural e natural universal.
Os critérios adotados para seleção e inclusão de um bem na lista do patrimônio mundial, segue da convenção. É importante o critério da autenticidade do sítio e a forma pela qual está protegido e administrado, tendo que satisfazer um teste de autenticidade, sendo que, as reconstruções só são aceitas em último caso, como também devem ter proteção legal e planos de gestão.
Os estudos críticos das cartas patrimoniais são essenciais para nortear as pesquisas e orientam a implantação de programas de interpretação e autenticidades. Esquemas de leitura da forma urbana ajudam na análise, no diagnóstico e na intepretação dos potenciais, limites e tendências da estrutura urbana.
...