TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Olocausto

Por:   •  29/9/2019  •  Seminário  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro de apresentação

Sempre que pensamos em selos e certificação, no contexto ambiental, primeiramente lembramos do selo procel. Esse selo criado pelo Imetro tem como finalidade ser uma ferramenta siimples que permite o consumidor diferenciar entre os equipamentos disponíveis para a aquisição, fazendo-os optar por equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Para a obtenção deste é realizado vários ensaios com o equipamento a fim de verificar o quão eficiente este é.

Mas em se tratando de construções, como fica? Será que temos alguma forma de certificar as construções?

Mediante a certificação energética, os proprietários podem conhecer a qualidade energética de uma casa antes de a comprarem e os construtores terão tendência a utilizar componentes estruturais e equipamentos de maior qualidade. Tendo em vista que um dos principais benefícios que essa mudança traz consigo é a valorização do imóvel. Não esquecendo, claro da economia de energia, principalmente a energia elétrica.

Depois de ouvir tudo isso dá vontade né, de ter uma casa certificada? Mas vamos ver aqui como se pode adquirir essa certificação e quais as certificações existentes.

O primeiro que falaremos é sobre o mais famoso de todos, de renome internacional temos o Leed, muito utilizado nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

LEED:

Social

  • Melhoria na segurança e priorização da saúde;
  • Conscientização dos funcionários;
  • Aumento da satisfação e bem-estar.

Econômico

  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Valorização do imóvel;
  • Modernização e menor obsolescência.

Ambiental

  • Uso racioanal com redução da extração dos recursos naturais;
  • Implantação consciente;
  • Uso de materiais de baixo impacto ambiental.

SELO AZUL

O Selo Casa Azul é uma classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela Caixa. É a forma que o banco encontrou de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação. A principal missão do selo é reconhecer projetos que adotam soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios.

O detalhe aqui é que para uma edificação receber este selo ela deve obedecer a 19 critérios obrigatórios, e a cada 6 critério opcionais, sobe de nível na certificação (Bronze, Prata e Ouro).

Nesse contexto, o LEED-NC apresenta uma inflexibilidade quando comparado ao Selo Casa Azul. Em muitos critérios o LEED-NC exige certificados, classificações e cumprimento de normas estadunidenses para obtenção da pontuação, sendo que muitas vezes as certificações não são difundidas em outros países, ou a norma estabelecida não é aplicável. Nesses casos, a construção simplesmente não tem possibilidade de conseguir a pontuação, mesmo que dentro do país haja certificações, classificações e normas semelhantes às estabelecidas pelo LEED-NC ou mesmo que a construção alcance os objetivos do critério por outros métodos. Já o Selo Casa Azul é bem mais flexível para essas questões, exceto as normas de legalização das obras, que são obrigatórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com