O Olocausto
Por: _jordan123 • 29/9/2019 • Seminário • 449 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
Roteiro de apresentação
Sempre que pensamos em selos e certificação, no contexto ambiental, primeiramente lembramos do selo procel. Esse selo criado pelo Imetro tem como finalidade ser uma ferramenta siimples que permite o consumidor diferenciar entre os equipamentos disponíveis para a aquisição, fazendo-os optar por equipamentos mais eficientes e que consomem menos energia. Para a obtenção deste é realizado vários ensaios com o equipamento a fim de verificar o quão eficiente este é.
Mas em se tratando de construções, como fica? Será que temos alguma forma de certificar as construções?
Mediante a certificação energética, os proprietários podem conhecer a qualidade energética de uma casa antes de a comprarem e os construtores terão tendência a utilizar componentes estruturais e equipamentos de maior qualidade. Tendo em vista que um dos principais benefícios que essa mudança traz consigo é a valorização do imóvel. Não esquecendo, claro da economia de energia, principalmente a energia elétrica.
Depois de ouvir tudo isso dá vontade né, de ter uma casa certificada? Mas vamos ver aqui como se pode adquirir essa certificação e quais as certificações existentes.
O primeiro que falaremos é sobre o mais famoso de todos, de renome internacional temos o Leed, muito utilizado nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.
LEED:
Social
| Econômico
| Ambiental
|
SELO AZUL
O Selo Casa Azul é uma classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela Caixa. É a forma que o banco encontrou de promover o uso racional de recursos naturais nas construções e a melhoria da qualidade da habitação. A principal missão do selo é reconhecer projetos que adotam soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios.
O detalhe aqui é que para uma edificação receber este selo ela deve obedecer a 19 critérios obrigatórios, e a cada 6 critério opcionais, sobe de nível na certificação (Bronze, Prata e Ouro).
Nesse contexto, o LEED-NC apresenta uma inflexibilidade quando comparado ao Selo Casa Azul. Em muitos critérios o LEED-NC exige certificados, classificações e cumprimento de normas estadunidenses para obtenção da pontuação, sendo que muitas vezes as certificações não são difundidas em outros países, ou a norma estabelecida não é aplicável. Nesses casos, a construção simplesmente não tem possibilidade de conseguir a pontuação, mesmo que dentro do país haja certificações, classificações e normas semelhantes às estabelecidas pelo LEED-NC ou mesmo que a construção alcance os objetivos do critério por outros métodos. Já o Selo Casa Azul é bem mais flexível para essas questões, exceto as normas de legalização das obras, que são obrigatórias.
...