TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Palácio Capanema Na Arquitetura

Por:   •  25/6/2020  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Oscar niemeyer- Palácio Capanema

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, nascido em 1907 viveu parte da sua vida no Rio de Janeiro/RJ. Ainda jovem trabalhava com seu pai mas em 1930 entrar na escola Nacional de Belas Artes. Ainda quando estudante decidiu trabalhar para o escritório de Lúcio Costa e continuou mesmo após terminar a universidade.

Sua relação com a estrutura sempre foi muito grande exigindo sempre o máximo de seus funcionários e calculistas. Acreditando que a estrutura é a forma estavam coligadas e que deveria ser aproveitado tudo o que o concreto tinha a oferecer.

O edifício Gustavo capanema é um marco na construção civil do estado do Rio de Janeiro, Onde também ficou conhecido como edifício do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e Ministério da Educação e Saúde (MÊS). Teve o nome Capanema como homenagem a seu idealizador Gustavo Capanema que foi o ministro do governo de Getúlio Vargas.

O Palácio capanema teve como projetistas além de Oscar Niemeyer, também Lúcio Costa, Carlos Leão, Affonso Eduardo rede, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado além da consultoria de Le Corbusier.

Foi construído na época de Getúlio Vargas teve seu início de obra em 1936 e término em 1947. Foi erguido sobre a proposta do governo de modernização das construções e teve forte influência do modernismo e do Corbusiqnismo, utilizando 5 pontos estruturais bem marcantes: uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas horizontais. Além do aproveitamento da ventilação e luz naturais por meio do uso de janelas envidraçadas e lâminas móveis de brise solei em concreto armado, importante elemento de arquitetura cuja função principal era o controle da radiação solar, possibilitando o acesso seletivo da luz do sol aos ambientes interiores

Sua parte térreo conta com o pé direito de 10 m de altura com pilotis livres que seguem em colunas, pelo interior dos andares de 16 andares sobre o bloco térreo. Ao todo possui 27.536 metros quadrados de área construída, os dois blocos se interceptam e formam um T invertido.[pic 1]

No bloco horizontal localizam-se o hall de entrada, o auditório e o salão de exposições (com extensão para um terraço verde). No bloco vertical localizam-se os escritórios que originalmente compunham o Ministério da Educação e Saúde.

Niemeyer explorou as possibilidades de uso na construção do concreto armado. Em toda estrutura feita de alvenaria é usado o concreto, que é uma mistura de vários componentes, dentre eles cimento, areia, pedra e água. O chamado concreto armado é feito com ferragens, na qual se usa muito o metal ferro, que fica moldado dentro do concreto.Além de  concreto, possui a  combinação de gnaisse e painéis de azulejos, também foram usados mármore de lioz, tijolo de vidro inglês misturado com mármore amarelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com