O Palácio Capanema Na Arquitetura
Por: viviannadine • 25/6/2020 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 156 Visualizações
Oscar niemeyer- Palácio Capanema
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, nascido em 1907 viveu parte da sua vida no Rio de Janeiro/RJ. Ainda jovem trabalhava com seu pai mas em 1930 entrar na escola Nacional de Belas Artes. Ainda quando estudante decidiu trabalhar para o escritório de Lúcio Costa e continuou mesmo após terminar a universidade.
Sua relação com a estrutura sempre foi muito grande exigindo sempre o máximo de seus funcionários e calculistas. Acreditando que a estrutura é a forma estavam coligadas e que deveria ser aproveitado tudo o que o concreto tinha a oferecer.
O edifício Gustavo capanema é um marco na construção civil do estado do Rio de Janeiro, Onde também ficou conhecido como edifício do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e Ministério da Educação e Saúde (MÊS). Teve o nome Capanema como homenagem a seu idealizador Gustavo Capanema que foi o ministro do governo de Getúlio Vargas.
O Palácio capanema teve como projetistas além de Oscar Niemeyer, também Lúcio Costa, Carlos Leão, Affonso Eduardo rede, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado além da consultoria de Le Corbusier.
Foi construído na época de Getúlio Vargas teve seu início de obra em 1936 e término em 1947. Foi erguido sobre a proposta do governo de modernização das construções e teve forte influência do modernismo e do Corbusiqnismo, utilizando 5 pontos estruturais bem marcantes: uso de pilotis, planta livre, terraço-jardim, fachada livre e janelas horizontais. Além do aproveitamento da ventilação e luz naturais por meio do uso de janelas envidraçadas e lâminas móveis de brise solei em concreto armado, importante elemento de arquitetura cuja função principal era o controle da radiação solar, possibilitando o acesso seletivo da luz do sol aos ambientes interiores
Sua parte térreo conta com o pé direito de 10 m de altura com pilotis livres que seguem em colunas, pelo interior dos andares de 16 andares sobre o bloco térreo. Ao todo possui 27.536 metros quadrados de área construída, os dois blocos se interceptam e formam um T invertido.[pic 1]
No bloco horizontal localizam-se o hall de entrada, o auditório e o salão de exposições (com extensão para um terraço verde). No bloco vertical localizam-se os escritórios que originalmente compunham o Ministério da Educação e Saúde.
Niemeyer explorou as possibilidades de uso na construção do concreto armado. Em toda estrutura feita de alvenaria é usado o concreto, que é uma mistura de vários componentes, dentre eles cimento, areia, pedra e água. O chamado concreto armado é feito com ferragens, na qual se usa muito o metal ferro, que fica moldado dentro do concreto.Além de concreto, possui a combinação de gnaisse e painéis de azulejos, também foram usados mármore de lioz, tijolo de vidro inglês misturado com mármore amarelo.
...