O REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Por: Bruno Vasconcelos • 23/7/2021 • Seminário • 646 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
I - MEMORIAL DESCRITIVO HIDRÁULICO SANITÁRIO
1 - OBRA
Construção da Escola Municipal Jardim Santa Alice, projeto hidrossanitário global da PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ, situado, Rua Carlos Cândido, 69/ Rua Pioneiro Mitsuzuchi Tokuda, 388 – Quadra 400, Jardim Santa Alice – Maringá/PR
2 – NORMATIZAÇÃO
- INSTALAÇÃO PREDIAL DE ÁGUA FRIA - NBR 5626/82 – Requisito mínimo para o bom funcionamento das instalações prediais de água fria, de forma que:
- Garantam o fornecimento suficiente de água;
- Tenha pressão mínima necessária;
- Mantenha qualidade da água.
- ÁGUA PLUVIAL - NBR 611/81 DA ABNT – estabelece as seguintes prescrições básicas:
- Uso exclusivo para recolhimento e condução de água pluvial;
- Permitir a limpeza e desobstrução de qualquer ponto no interior da tubulação;
- Inclinação mínima de 0,5% nas superfícies horizontais das lajes, a fim de garantir o escoamento das águas pluviais até o ponto previsto de drenagem;
- As calhas e condutores horizontais deverão ter declividade uniforme, com valor mínimo de 0,5%;
- Condutores horizontais com caixa de inspeção a cada 20,00m no mínimo, quando tiver mudança de direção, quando tiver conexão com
CAIXA DE INSPEÇÃO DE ÁGUA PLUVIAL - NBR 8160/83 DA ABNT – caixa dotada de grelha ou tampa cega destinada a receber água de lavagem de pisos.
- Dimensão mínima, permitir a inscrição de um circula de 0,15m em sua base;
- Altura mínima de 0,10m;
- Tubulação mínima segundo a tab. 4.3 sendo o diâmetro mínimo 50 mm.
3– ESPECIFICAÇÕES DE PROJETO
a) Tubulações de Água Fria
- Tubos e conexões de PVC rígido conforme EB 892 da ABNT, pressão 7,50 kgf; cm² ou 75,00 mca para instalações de água fria e para o aquecimento da piscina em no máximo 30ºC.
b) Tubulações de Esgotos Sanitários e Águas Pluviais
- Tubos e conexões de PVC rígido para instalações prediais de esgotos sanitários primário e secundário, conforme EB 608/77 da ABNT.
c) Metais
- Metais de primeira linha, conforme especificação arquitetônica.
- Torneira de limpeza, localizada nos banheiros de uso público feminino e masculino, torneira da Docol ou similar de uso restrito, podendo ser utilizada torneira de 1”,3/4” ou de 1/2”.
- CAIXA DE GORDURA ESPECIAL (CGE)
Utilizada quando o número de pias de cozinha for superior a doze ou quando se trata de cozinhas especiais. O volume da caixa de gordura especial poderá ser calculado com o emprego da fórmula V= 2*n+20 , onde n é o numero de usuários, no caso desse projeto, para uma população de 400 alunos.
Dimensões :
Nº de pessoas | Volume útil (litros) | Dimensões (cm) | H (total) min |
400 | 820 | 80x200 | 1,15 |
- HIDRÔMETROS - O abastecimento de água será fornecido pela SANEPAR, através de 01 hidrômetro de 10 à 20 m³/h, diâmetro do alimentador 40mm, hidrômetro de 11/2”.
- LIGAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ESGOTO SANITÁRIO
O sistema de recolhimento de esgoto será feito através das CIE(s), que vão para rede da SANEPAR, ver projeto Hidrossanitário, as especificações técnicas das CIE(s), vão na planta HIS 09/09 – detalhes genéricos, nessa planta também vai detalhada a caixa de gordura especial que atenderá o esgoto da cozinha .
...