Pós Graduação em Engenharia de Estruturas Materiais Inovadores
Por: Lucas Jacon • 20/6/2023 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
Atividade 03 - Materiais Inovadores
Aluno: Lucas Scomação Jacon
Curso: Pós Graduação em Engenharia de Estruturas
Proposta:
- Pesquise na internet por materiais inovadores que possam ser utilizados em estruturas de edificações ou que possam, de alguma forma, inovar estruturas em concreto.
- Escreva um pequeno artigo sobre este material ou estes materiais. Não é necessário formatação técnica e não precisa ter mais que uma página. Evite, entretanto, plagiar.
Conforme surgem as necessidades, a inovação acontece, para que estas necessidades sejam atendidas. No que se diz respeito da construção civil, há sempre uma demanda crescente de soluções, sejam para o ganho de produtividade, sejam para melhoria dos processos.
Os materiais inovadores têm grande potencial, seja para mudar a forma de projetar edificações, seja para tornar a metodologia tradicional em algo mais sustentável, mitigando os impactos ambientais, aprimorando a qualidade e a vida útil da estrutura.
O concreto convencional tem diversas patologias, seu principal problema é na fissuração do concreto, geralmente proveniente de esforços e de retração térmica e, como consequência dessa fissuração, a armadura fica exposta, iniciando o processo de corrosão. Esta patologia pode colocar em risco toda a estrutura da edificação. Uma solução proposta por Hendrik Jonkers, da Universidade de Delft, visando aumentar a durabilidade das edificações, é o Bioconcreto ou também, concreto auto curável. Esta solução propõe adicionar capsulas com bactérias produtoras de calcário, nitrogênio, fósforo e lactato de cálcio ao concreto. Estas bactérias permanecem adormecidas até a ocorrência de fissuração do concreto. Com a ocorrência da fissuração, estas bactérias que estavam adormecidas até então, entram em contato com a água da atmosfera e então despertam, produzindo calcário e preenchendo a fissura. Toda fissura, independente de seu comprimento será selada, desde que não tenha largura maior do que 0,8mm.
O Bioconcreto tem sua aplicação mais visada na construção de pontes, barragens, túneis, em alguns casos em edifícios e também está sendo utilizado para maior proteção de estruturas submersas em ambientes marinhos, pois, as bactérias inseridas no bioconcreto são capazes de resistir a ação de corrosão. Além disso, em locais onde a manutenção é de difícil execução, como obras subterrâneas, a aplicação deste tipo de concreto será de grande valor, pois proporciona uma menor frequência de manutenção, gerando economia e segurança para as estruturas e seus manutentores.
Apesar da aplicação ainda ser bem limitada, em virtude tanto dos custos mais elevados deste concreto, quanto pela solução ser recente e ainda ser necessárias pesquisas mais aprofundadas para pleno entendimento das propriedades deste concreto, o seu potencial como solução sustentável e no ganho de durabilidade das estruturas tem sido cada vez mais visado por investidores.
Nos Estados Unidos, a Agência de Proteção Ambiental (EPA), tem financiado pesquisas para o bioconcreto ser empregado obras, sejam elas públicas ou privadas, devido às suas propriedades sustentáveis.
...