Paper de Arquitetura Contemporânea
Por: Thaicarol • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.653 Palavras (11 Páginas) • 458 Visualizações
PLÁSTICA E ESPAÇO NA ARQUITETURA PÓS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
RESUMO
A revolução industrial, momento de suma importância para o futuro do mundo, permitiu uma produção acelerada e foi possível o desenvolvimento de novos materiais, avanço nos métodos construtivos e um novo estilo de vida. Tal avanço permitiu a construção de grandes edificações que possuem caráter relevante na história da sociedade. Diante das formas inovadoras de se construir, arquitetos modernistas exploraram sua imaginação e ganharam destaque com projetos diferenciados. Dentre eles, Renzo Piano, que se preocupava com o reaproveitamento da água da chuva, aproveitamento da luz natural e a circulação de ar no ambiente, por conta disso, ele foi considerado um dos arquitetos mais sustentáveis do século XX. Ficou mundialmente conhecido por usar detalhes surpreendentes e materiais exclusivos em suas obras, uma delas é a Califórnia Academy of Sciences, que será o objeto de pesquisa deste artigo.
Palavras-chave: Revolução Industrial. Renzo Piano. Califórnia Academy of Sciences. Sustentabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Revolução industrial foi o período, entre os séculos XVIII e XIX, em que as máquinas foram inventadas visando poupar o trabalho artesanal. Com essas máquinas, as mercadorias foram produzidas em maior escala, aumentando o lucro. Com isso, vários empresários começaram a investir em suas indústrias. Com o crescimento das indústrias, camponeses foram trabalhar nas fábricas dando início à uma nova classe social: o proletariado.
A Inglaterra foi a precursora na Revolução Industrial por diversos fatores: possuía uma burguesia rica, o país possuía a zona de comércio livre mais importante da Europa, êxodo rural e uma privilegiada localização junto ao mar que facilitava as exportações.
A engenharia e a arquitetura passaram por conflitos, pois o objetivo tinha mudado, o objetivo passou a ser o de oferecer melhores condições de vida na sociedade. O Art Nouvau chegou para ser o objeto dos protagonistas das artes. Com as indústrias, foi possível realizar estudos sobre novos materiais e houve um aumento no número de profissionais treinados em escolas especializadas na área de construção.
Referindo-se à arquitetura, os métodos construtivos sofreram alterações, assim como os materiais tradicionais: pedra, tijolos, telha e madeira. Novos materiais foram adicionados no processo de construção, como o ferro, vidro e concreto armado. Assim, com o aperfeiçoamento de materiais construtivos, tal avanço permitiu a construção de pontes, casas suburbanas, estações de trem, arranha-céus.
Este trabalho teve como objetivo geral explorar a importância do arquiteto Renzo Piano e suas obras para o meio ambiente, citando em questão o projeto Califórnia Academy of Sciences. Os objetivos específicos foram: conhecer o arquiteto e suas principias características, analisar o projeto escolhido e citar as vantagens de se construir uma obra sustentável.
2 RENZO PIANO E A CALIFÓNIA ACADEMY OF SCIENCES
2.1 Renzo Piano, o arquiteto sem característica definida
Renzo Piano nasceu em Gênova, no dia 14 de setembro de 1937. Escolheu cursar arquitetura ao ingressar na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Graduou-se em 1964 e depois se dedicou à viagens de estudo, tendo a chance de trabalhar com renomados arquitetos. Em uma dessas viagens à Inglaterra, conheceu seu parceiro de trabalho, o arquiteto Richard Rogers, com quem fundou a agência Piano & Rogers e foi ao lado de Rogers, que Piano criou uma de suas obras mais admiradas, o Centro Pompidou em Paris. Posteriormente, em 1977, associou-se à Peter Rice fundando o ateliê Piano & Rice, parceria que chegou ao fim em 1993 com a morte de Rice. Simultaneamente, em 1981, Piano fundou seu próprio escritório, o Renzo Piano Building Workshop.
Um estilo comumente atribuído ao arquiteto italiano, é o estilo classificado como “tardo-modernismo”, foi classificado assim por alguns historiadores da arquitetura. Tem como característica o uso da tecnologia high-tech ou de alta tecnologia, uma corrente arquitetônica que surgiu em meado dos anos 70 e seu maior propósito é o emprego de materiais de alta tecnologia nas construções.
Ao contrário de outros arquitetos, Piano não possui um traço característico que funciona como assinatura, devido à isso é um arquiteto tão admirado. Cada projeto possui características únicas e surpreendentes, o que demonstra que ele é capaz de se reinventar a cada trabalho. Uma característica comum de suas obras é o uso da tecnologia, buscando soluções estruturais inovadoras de acordo com cada projeto. O arquiteto também se preocupa com as questões ambientais, usando materiais sustentáveis, mas usando ideias tradicionais e inovadoras em um único projeto. Piano nos surpreende, utilizando uma solução “chamativa” ou até mesmo uma modesta. Um motivo que o fez ganhar diversos prêmios é que suas obras possuem aspectos futurísticos e também conservadoras, fazendo com que ele não se enquadre em nenhuma categoria. Segundo Piano, sua única constante é: “a ideia de fazer um edifício voar – criando algo com a gravidade zero”.
Apesar de apresentar ideias diferentes em cada projeto, elas são coerentes e lógicas. Respeitando as particularidades de cada projeto, ele busca inovações estruturais aliadas com as tecnologias existentes. Algumas de suas obras possuem aspectos futurísticos. Utilizava como materiais o vidro, metal, iluminação e traços retos, sendo apontados como obras de arquitetura high-tech. Entretanto, algumas obras possuíam caráter conservador, fato que faz com que Piano não se enquadre em nenhuma categoria e que o fez vencedor de diversos prêmios.
Em uma entrevista à BBC, Piano disse: “Como arquiteto você é um construtor. Claro que você é mais que um construtor. Você deve ser um militante, um poeta, um visionário, você deve ser um artista. Mas certamente você tem que ser um construtor. Tudo começa a partir daí”. Principais prêmios recebidos:
1989 – Medalha de Ouro RIBA
1990 – Prêmio Kyoto em Artes e Filosofia
1995 – Prêmio Erasmus
1998 – Prêmio Pritzker
2002 – Medalha de Ouro UIA
2008 – Medalha de Ouro AIA
2.2 Projeto inovador de Renzo Piano
Califórnia Academy of Sciences, em São Francisco, foi fundada em 1853. É um local de grande prestígio e um dos poucos institutos de ciência que ocorre no mesmo local pesquisa científica e experiência pública. Após sofrer com o terremoto Loma Pietra, em 1989, a academia mudou para a região central de São Francisco e o que sobrou do edifício antigo foi demolido para receber o novo projeto de Renzo Piano.
...