TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Por:   •  1/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

SIDNARA NASCIMENTO DA SILVA

FUNDAÇÕES

SALVADOR

2020

SIDNARA NASCIMENTO DA SILVA

FUNDACÕES

Trabalho sobre as fundacões, seu conceito, tipos, características, vantagens e desvantagens. Este trabalho é apresentado ao curso de Auxiliar de Obras de Edificações, do SENAI-Dendezeiros, requerido pela professora Daniela Silva, como método avaliativo da disciplina Noções sobre fundações.  

SALVADOR

2020

Para uma obra permanecer no seu lugar, sem sofrer instabilidades, é necessário que seja feito uma certa base, chamada de fundação ou alicerce. A fundação tem por finalidade transmitir as cargas de uma edificação e distribuílas para as camadas resistentes do solo, evitando a existência de rupturas, como rachaduras e trincas na edificação. Definidas pela norma ABNT NBR 6122/2010, existem dois tipos de fundações – Fundações superficiais e fundações profundas – e para sua escolha deve ser analisado o solo, o peso da edificação e os materiais usados para elaborar o projeto estrutural.

Um dos tipos de Fundações é a Fundação Superficial, também chamada de rasa ou direta. São as Fundações cuja a carga é transmitida ao terreno, principalmente, pelas pressões sob a base. São projetadas com pequenas escavações no solo de profundidade inferior à três metros, e são utilizadas para cargas leves, como casas, ou em situações de solo firme. São inclusos nesse tipo de fundação as sapatas (isolada, corrida, associada e alavancada), vigas de fundação, blocos e radiers.

  • Sapata isolada – é o tipo de fundação superficial mais simples e mais usada na construção civil, essa sapata é dimensionada para suportar e transmitir os esforços, geralmente, de apenas um pilar ou coluna.
  • Sapata corrida – é utilizada quando há a presença contínua de uma carga distribuída linearmente pela Fundação, o suporte de cargas pode ser originária de muros, paredes e outros elementos alongados.
  •  Sapata Associada – chamada também de radier parcial ou sapata combinada, é usada quando duas ou mais sapatas isoladas ficam próximas demais, por falta de espaço ou questões estruturais, onde uma sapata associada é criada para evitar que as bases se sobreponham e atrapalhem a construção. Logo, ela deve ser bastante rígida para aguentar a carga dos pilares de cada uma das sapata isoladas.
  •  Sapata Alavancada – essa sapata é usada quando a sua base não coincide com o centro de gravidade do seu pilar, seja por estar próxima a alguma divisa ou outro obstáculo. Deste modo, é criado uma viga entre duas sapatas para transferir partes dos esforços e equilibrar o conjunto. As vantagens das sapatas, no geral, são o seu baixo custo, rapidez de execução e a capacidade de construção sem equipamentos e ferramentas especiais.
  • Vigas de fundação – ou viga baldrame são elementos estruturais que divide a infraestrutura da suprastrutura, e pode ou não estar abaixo do nível do terreno. São elementos de fundação rasa comum a vários pilares cujo centro está alinhado na planta. Os baldrames são feitos de concreto armado e são estruturas fundamentais para as construções, até porque são através destas vigas que as paredes de uma obra são erguidas.
  • Blocos  – caracterizados pelo uso exclusivo do concreto, ou seja, não é necessário empregar armadura, pois neste caso somente o concreto consegue resistir às tensões de tração devido ao seu dimensionamento.
  • Rariers – se assemelha a uma placa de concreto que abrange todos os pilares da edificação. Feito de concreto armado, é executado somente em obras de fundação quando a área das sapatas ocupam cerca de 70% da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais, e sua maior desvantagem é o fato de que se for necessário aumentar sua resistência é necessário aumentar o volume de concreto o que pode levar a fissuras na estrutura.

O outro tipo de fundação é a Fundação profunda, também chamada de indireta. Essa Fundação caracteriza-se por necessitar da movimentação do solo com auxílio de máquinas, para que as cargas sejam distribuídas em camadas profundas do solo. Essa transmissão ao terreno pode ser feita pela base (resistência de ponta), por superfície lateral (resistência fuste), ou por uma combinação das duas. São utilizadas geralmente em projetos grandes, por precisar transmitir maiores cargas ao terreno, e quando as camadas superficiais do solo são pobres ou fracas. Para o uso desse tipo de fundação deve ser feito um estudo do solo por meio de uma sondagem do terreno. Inclui-se nesse tipo de fundação as estacas (deslocamento ou escavada), tubulões e caixões.

As estacas são equipamentos e ferramentas caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. Nesse tipo de fundação profunda não há necessidade da descida do operário. Essas estacas podem ser de deslocamento, que são introduzidas no terreno por meio de algum processo que não provoca a retirada de material, se caracteriza pelo deslocamento lateral do solo, que é compactado na parede do furo até atingir a profundidade do projeto. As estacas de deslocamento pode ser:

  • Pre-moldada: feitas em concreto protendido ou armado, vertical ou inclinada; podem ser cravadas por vibração, persuasão ou prensagem – escolha deverá ser feita pelas características do solo dimensão da estaca e tipo de projeto.
  • Madeira: feitas de troncos de árvores cravados com bate-estaca e usadas,na maior parte das vezes, em obras provisórias.
  • Metálica: feitas com tubos de chapas dobradas, perfis laminados ou soldados e tubos sem costura e trilhos. Como vantagem elas podem ser emendadas e apresentam pouca vibração durante a cravação, mas como desvantagem tem um custo maior do que as demais.
  • Franki: apresenta grande capacidade de carga e permite alcançar grandes profundidades. Porém , causa grandes vibrações durante a gravação e apresentam um tempo de execução maior, aumentando os custos com mão de obra e equipamentos.

Outro tipo de estaca é a Estaca escavada, a qual necessita da retirada de material durante a perfuração do solo. Essas estacas são moldadas no local do obra e existem 4 formas de encontrala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com