Resenha crítica Os Piratas do Vale do Silicio
Por: Maiara Campagnolo • 20/11/2018 • Resenha • 582 Palavras (3 Páginas) • 4.345 Visualizações
Maiara Campagnolo
Resenha Crítica do filme “Os Piratas do Vale do Silício”
O filme Piratas do Vale do Silício relata a história da construção dos computadores pessoais e também das empresas Microsoft e Apple. Tendo como protagonistas quatro jovens universitários, Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs e Steve Woznia.
Steve Jobs e Wozniak são universitários da Califórnia. Steve era uma pessoa problemática, sofria por não ter conhecido sua mãe biológica e também fazia uso de drogas, já Wozniak era inteligente e adorava piadas. Bill Gates e seu amigo Pau Allen estudavam em Harvard.
Na década de 70 existiam os mainframes, que eram computadores de grande porte e que ocupavam grandes espaços, somente utilizados em grandes empresas. Com isso os quatro jovens que amavam informática, utilizaram suas inteligências e espertezas e conseguiram trazer a incrível experiência de usuários domésticos poderem ter em casa seus próprios computadores pessoais.
Em 1974 Bill Gates e Paul inventaram uma linguagem para o computador chamado de Altair que tinha sido lançado por uma empresa em Albuquerque, e após isso fundaram a empresa Microsoft.
Já Jobs e Wozniak, em 1976, desenvolveram em uma garagem o protótipo do primeiro computador, na qual chamaram de Apple. Com o sucesso do modelo, decidiram aprimorar ainda mais o Apple e fundaram em 1977 a empresa Apple Computer. Em uma feria de informática, na qual o Apple II era lançado, Steve Jobs esnobou de Bill Gates, e a partir deste momento começou uma batalha tecnológica entre estas duas empresas que permanece até nos dias atuais.
Algumas grandes empresas da época como a IBM e Xerox, não acreditam na popularização dos computadores pessoais, porém quando viram o sucesso que a empresa Apple Computer estava fazendo, mudaram de ideia. Em 1980 a IBM entrou no ramo dos computadores pessoais e queria criar um que superasse o Apple II, foi então que Bill Gates utilizando sua esperteza conseguiu por 50 mil dólares o direito de um sistema operacional quase pronto e depois de algumas modificações conseguiu fechar acordo com a IBM e criou seu primeiro computador.
Em 1984 a Apple criou o Macintosh e o Lisa, ambos com interface gráfica e mouse. Gates vendo a enorme evolução da Apple decidiu criar uma maneira de desenvolver uma interface gráfica para seus computadores. Assim, se aliou a Apple para fornecer programas para o Macintosh, porém sua intenção era roubar informações para usar em seus projetos. Quando Steve Jobs percebeu já era tarde, em 1985 Bill Gates criou o sistema operacional que existe até hoje, o Windows.
Neste filme conseguimos ver a incrível evolução dos computadores e a ambição de seus criadores para estarem sempre um passo à frente de seus concorrentes e que se não fosse por eles talvez atualmente não existiriam a vasta tecnologia que conhecemos.
Tanto Bill Gates, quanto Steve Jobs não agiram com tanta ética, porém utilizaram de forma inteligente ideias de outras pessoas e conseguiram aprimorá-las. As grandes empresas criadas por eles, Microsoft e Apple permanecem até hoje, sendo as principais na área de tecnologia e também são concorrentes, embora a Microsoft seja dona de parte da Apple, tornando assim Bill Gates um dos homens mais ricos do mundo.
A tecnologia evolui cada dia mais, podemos perceber que em um curto espaço de tempo ocorreram mudanças incríveis, na qual muitas vezes era impossível acontecer. E a concorrência entre as empresas acelerou ainda mais este processo.
...