Resenha do filme: Desconstrução de Paris
Por: Maycon Silva • 4/6/2020 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Maycon silva santos
Resenha do filme: Desconstrução de Paris
Uma cidade que foi construída usando a mais bela arte da engenharia e arquitetura, no século 1 d.C. mesma pertencia ao império romano e mesmo sendo muito pequena era muito rica, proporcionando assim uma enorme chance de ataques tanto de vinquingues e até os ingleses.
Mas no século 13 o rei Felipe Augusto que era um engenheiro bastante visionário teve uma ideia simples mas de grande importância a construção de um enorme muralha cercando 274 hectares, um projeto bastante valioso para aquela época onde se já é possível perceber a inteligências e engenhosidade dos engenheiros daquela época , ela tinha 10 metros de altura e 2,5 metros de largura, atualmente a mesma está quase que destruída totalmente só algumas partes/pedaços de quase 800 anos, a peça central dessa fortaleza era uma torre com 50 metros de circunferência e 30 de altura.
Mas após a morte do rei a cidade entrou em colapso, a seca afetou o rio Sena o principal recurso de água da região a solução veio de monges engenheiros que criaram aquedutos a 6 metros de profundidades com quase 800 metros de comprimento usando a forca da natureza, a gravidade onde foi usado durante séculos. Até que a água não era o suficiente, chegando a cada cidadão só ter disponibilidade a 1 litro de água por dia. No início do século 19 as autoridades decidiram fazer algo, ordenaram a um homem o eng. Louis Dominique Girard para solucionar o problema da agua de uma vez por todas, a sua ideia era ligar uma fonte inesgotável de agua que estava a leste de paris mas tinha um problema estava a 100 quilômetros de distância, foi necessário a criação de um canal de quase 100 km de onde bombeava agua de rios próximos para este canal mantendo-o cheio constantemente ligando a agua ao coração de Paris. Com isto outro problema foi se alastrando a grande população estava crescendo e a necessidade de uma ponde era visível, e assim foi feito a criação da ponte Neuf tinha 12 arcos e 273 metros de comprimento uma verdadeira engenhosidade criada de calcário retirado do próprio subsolo de paris, devido aos problemas de construção e sendo que a fundação só poderia ser feita durante três meses de cada ano onde era o período de seca, ela só pode ser concluída 30 anos depois.
Já em 1785 a população atingiu 600 mil habitantes gerando pobreza doenças e outras calamidades nas ruas e cortiços, os cemitérios estavam super lotados e a parti disso foi decidido retirar todos aqueles corpos para as catacumbas( que era o subsolo onde teria sido retirado o calcário para a construção da ponte) como é conhecido hoje em dia, demorou anos para que todos os cemitérios fossem esvaziados, cerca de 6 milhões de corpos parisienses estavam devidamente empilhados e organizados no interior da cidade, mas logo após esse problema ser solucionado outro aconteceu a revolução francesa que foi conhecido como o “período de terror”, no lugar do rei foi instalado uma repulica e napoleão bonopartye se intitulou-se imperador, ele transformou-a grandiosa e contruiu o arco do triunfo mas foi o seu sobrinho napoleão lll que causou um maior impacto na paris moderna.
Em 1850 a população tinha atingido 1 milhao e estava cheia e parada demais devido as suas pequenas ruas e engenharias ultrapassadas, napoleão lll idealizou um grande projeto para a reconstrução aumentar as riuas e destruoir os cortiços que geravam violência e superloytacao. O homen a fazer essa implantação foi Eugene Haussmann ele transformou as ruas estreitas e cheias de esgotos e returou todas as pessoas dos cortiços para o subúrbio e a implantação de novas ferrovias ligando-as em ruas largas aumentando a facilidade de atravessar paris.
...