Resenha do livro: Introdução a história da arquitetura: das origens ao século XXI – José Ramón Alonso Pereira.
Por: Natan Cardoso • 6/5/2019 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 1.770 Visualizações
Resenha do livro: Introdução a história da arquitetura: das origens ao século XXI – José Ramón Alonso Pereira.
Introdução a história da arquitetura: das origens ao século XXI (Bookman, 2010, 384 páginas) do arquiteto José Ramón Alonso Pereira traz um conjunto de ideias metódicas sobre os processos evolutivos da arquitetura e urbanismo até os tempos atuais.
O capitulo 28 compreende questões sobre o modernismo e pós-modernismo através de analogias e exemplificações feitas pelo autor. Segundo Ramón, logo após a morte de grandes influenciadores do Movimento Modernos em meados da década de 70, houve um enfraquecimento das técnicas e conceitos arquitetônicos desenvolvidos durante a fase modernista.
O arquiteto autodenomina esse momento como “crise da modernidade”. A contradição e a revisão conceitual sobre as bases que o modernismo formou, conduziram debates realizados pela CIAM (Conselho Internacional da Arquitetura Moderna) visando um reforço aos fundamentos disciplinares abalados visto que o período já apresentava grandes sinais de oposição e desejo de algo inovador.
Ramón diz nesse capitulo que desses debates surgiu uma figura importante (“mestre”) para esse período, Louis Kahn (1091-1974). Kahn traz consigo alternativas arquitetônicas sendo elas: “as formas que acompanha, sem condicionar, as primeiras definições da função” e a memória como um resgate as técnicas do passado capazes de gerar formas derivadas.
Neste capitulo, o autor também fala a respeito da cidade e como o repudio ao modernismo afetou a sua configuração. Segundo Christopher Alexander, surgem alternativas com o intuído de recuperar a cidade histórica (“memória” de Kahn) e padrões espaciais, porém o problema com as técnicas faz emergir a necessidade de um desenvolvimento tecnológico como uma proposta para nova era. O desenvolvimento possibilitou, por conta dos novos materiais, o surgimento de uma arquitetura high-tech que entrou em grande crítica ao movimento moderno devido utilização de novos sistemas e métodos de edificar, proporcionando uma nova tipologia que determinaria e moldaria a forma urbana e os elementos de uma cidade.
Embora a introdução a história da arquitetura do arquiteto José Ramón possua uma linguagem enxuta e refletiva, o autor utiliza grandes figuras para embasar suas teses e exemplificar através de grandes edificações marcantes dos períodos, fazendo uma reflexão crítica e analítica da arquitetura e seus desenvolvimentos do período contemporâneo.
...