Resenha filme "Asas do Desejo"
Por: Maria Martiniano • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 382 Palavras (2 Páginas) • 903 Visualizações
[pic 1]
Resenha
Filme: Asas do Desejo, Wim Wenders
Docente: Marcela Cury Petenusci
Discente: Maria Victoria Jardini Martiniano 11281
O filme Asas do Desejo, escrito e dirigido por Win Wenders, lançado no ano 1987, se passa na Berlim Ocidental antes da queda do muro de Berlim, assim, consegue passar melhor a ideia de ser uma historia vista por dois lados: a dos anjos, onde as cenas são em preto e branco, e a dos humanos, com imagens coloridas. Sendo assim, passa a visão sobre o mesmo tema vista por dois lados diferentes. O que se encaixa perfeitamente com a época em que se passa, onde não era apenas dividida pelo o muro em si, mas também pela a ideologia, a guerra fria, economia, politica e etc.
No filme, os anjos tem apenas um proposito: ouvir os homens, observar suas atitudes e acontecimentos e em alguns momentos, intervir.
Se tratando da época correspondente, é possível notar que o diretor faz algumas perguntas que motivam a reflexão gerada pelo filme, como: “por que sou eu e não você?” entre outras perguntas bem frequentes ao longo do filme e que, em algum momento da vida de todos passa pela cabeça.
O interessante do filme, é que não apenas os seres humanos que são infelizes e buscam entender o significado de sua existência, mas também os anjos, que tem uma permanência tediosa sobre a terra e enxergam apenas em preto e branco, uma analogia a falta de vivencia e sentimentos em que os anjos vivem.
Ao longo do filme, podemos ver o anjo Daniel se apaixonar por uma humana, uma trapezista de um circo que esta deixando a cidade. Uma personagem, que igual a todos os seres humanos, podemos notar estar envolta de sentimentos de “algo esta faltando” em sua vida. O que a faltava era um amor, um companheirismo deixado bem claro no filme.
Sendo assim, o anjo Daniel resolve deixar para traz sua vida com anjo e encarnar para viver o seu amor. Grande parte do filme mostra sua busca para encontra-la, o que não foi algo fácil e o fez descobrir as coisas do mundo humano e agir conforme todos.
O interessante do filme, é essa diferente linguagem de um anjo, que normalmente em filmes são apresentados como os salvadores, os imortais. Já nesse filme, eles são tão necessitados quanto os homens.
...